Foto: Getty Images
Lukaku não jogará na Inter
Esse texto vai começar com uma afirmação que muita gente talvez estranhe caso não conheça o futebol italiano: a maior rivalidade interregional do futebol italiano é a que existe entre Internazionale e Juventus. Chamado de Derby D'Italia (porque antes de Berlusconi os dois clubes sempre foram os dois de mais sucesso do país), o confronto entre bianconeris e nerazzurris possui uma rivalidade assustadora e um ódio mútuo insuperável. Duas transferências (ou quase) recentes explicitam o tamanho desse ódio, com Cuadrado trocando a Juve pela Inter e Lukaku saindo dos planos da beneamata por negociar com a Velha Senhora.
Lukaku segue pautando sua carreira em tristes decisões trágicas. Amado pela torcida interista, perdeu um pouco desse sentimento ao ser vilão na final da Liga dos Campeões desse ano, mas parecia querer ficar no clube. Porém, deixou de responder até os companheiros e recebeu sondagens da Juve. O movimento estranho do belga causou a desistência da Inter. Agora, ele está numa encruzilhada, pois a torcida bianconeri não o quer lá e já inclusive protagonizou episódio de racismo contra o camisa 90 interista. Esse movimento é esquisito (para não usar outro termo) por parte do atacante.
Cuadrado jogou por muitos anos na Juventus e era querido pelos torcedores. Era, pois a traição de sair para a Inter será imperdoável. O colombiano estava sem contrato e poderia ir aonde quisesse, mas se transferir a Beneamata é uma traição imperdoável. Curiosamente, será difícil também conquistar o coração de sua nova torcida, já que a "nação" interista também não é exatamente muito tolerante com quem vem do lado preto e branco de Turim.
Para entender o tamanho da rivalidade entre Inter e Juve é preciso explicar um pouco da história do futebol italiano, separando em dois aspectos que explicam o tamanho do ódio e do desprezo mútuo entre os dois clubes: primeiro, a trajetória do Calcio dentro de campo e depois, é claro, o tamanho das duas torcidas, que se não são mais (provavelmente são) foram por muito tempo as duas maiores da Bota.
Em campo, a Juventus sempre foi o time dominante da Itália há muitos anos. O país nunca teve uma grande força na capital italiana, a Juve explica sua força da origem, vinda da cidade onde surgiu a gigante Fiat e de um local que é um centro industrial do país. Muito forte desde sua origem, teve como grande adversária na maior parte de sua história a Inter, já que o Milan perdeu muita força depois de um bom período nos anos 1960 e ainda viveu situação calamitosa nos anos 1980.
Nas arquibancadas, a torcida da Juventus é enorme e espalhada por toda a Itália, sempre sendo também a maior do país, mas tinha sua grande oposição na "massa" interista, que também não se limita a cidade de Milão. O ódio explícito entre as duas torcidas, que existe há muitas décadas, culminou em vários confrontos entre as Ultras ao longos dos anos, num jogo que envolvia as duas maiores torcidas italianas pela maior parte da história do país (provavelmente ainda são, apesar de hoje o Milan conseguir um equilíbrio que não conseguia há muito tempo.
A situação Lukaku Cuadrado nos faz lembrar do tamanho de uma rivalidade que muitas vezes é esquecida pela fraqueza recente da Juventus e pelo tamanho do glamour no clássico entre Internazionale e Milan e por outras rivalidades interregionais como Napoli x Roma e Juventus x Napoli. Mas, a maior rivalidade interregional italiana, por um abismo é, sempre foi e sempre será a que existe entre Internazionale e Juventus.
0 comentários:
Postar um comentário