Dunga no Pisa - A primeira experiência do volante na Itália

Por Fabio Rocha
Foto: Getty Images

Dunga chegou no Pisa em 1987

O ex jogador Carlos Caetano Bledorn Verri, famoso Dunga, teve passagens por diversos time nacionais e internacionais. Nascido no dia 31 de outubro de 1963 no Rio Grande do Sul, o capitão da Seleção Brasleira nas Copas de 1994 e 1998 teve sua primeira passagem fora do país na Itália, em 1987, quando o jogador chegou para jogar no Pisa.

Dunga, revelado pelo Internacional e com grandes atuações por Corinthians, Santos e Seleção Brasileira, chamou a atenção da Fiorentina. O atleta foi contratado pelo clube mas não conseguiria jogar por conta que o time italiano já tinha atingido o número de estrangeiros na equipe. E foi emprestado para o Vasco no início da temporada, mas acabou ficando pouco tempo na equipe e ganhou o campeonato estadual.

Após isto, ele foi repassado para o Pisa, onde faria a sua estreia no futebol europeu e chegou como uma estrela ao clube. A torcida lotou os aeroportos em sua chegada, pois ele veio com um ar de esperança a equipe, que estava muito mal e Dunga incendiou o vestiário. Com pouco tempo conseguiu se tornar ídolo da equipe, e manteve a paixão do torcedor ao seu lado. O volante teve ótimas atuações pelo clube, mas não conseguiu ganhar nada de importante.

Mesmo sem ganhar título, o capitão Dunga conseguiu livrar a equipe italiana, que na época era presidido por Romeo Anconetani, do rebaixamento, algo que foi muito comemorado por seu torcedor. O volante teve uma atuação fantástica contra a Inter de Milão, onde o Pisa venceu por 2 a 1 com um golaço de Dunga, e além do gol, conseguiu controlar muito o meio campo, e com o resultado conseguiu manter o clube na primeira divisão.

Suas belas atuações fizeram com que ele, que havia sido medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, e havia sido convocado para alguns jogos da Seleção Brasileira quando ainda defendia o Vasco, se firmou com a Amarelinha justamente em sua passagem pelo Pisa.


Com a ótima passagem pelo Pisa, o volante chamou a atenção da Fiorentina, que conseguiu arranjar um espaço para o jogador na temporada de 1988. O técnico da Fiorentina, Sven Goran Erikson, conta em seu livro que pediu para contratar o volante porque enxergava nele um meio campista ofensivo e que pisava na área. Daí para frente, é história para uma outra oportunidade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações