Os jogadores que atuaram por Liverpool e Manchester United na carreira

Por Lucas Paes
Foto: AP

Owen atuou nos dois clubes recentemente

Na próxima segunda-feira, Liverpool e Manchester United farão mais uma edição do clássico de maior rivalidade do futebol inglês. Os Red Devils serão mandantes do jogo em Old Trafford, onde na última partida acabaram levando a pior goleada em toda a história do North West Derby como mandantes. Ao longo dos anos, diversos grandes jogadores atuaram pelos dois times, não a toa os dois maiores da Inglaterra, mas poucos jogaram pelos dois times e menos ainda saíram de um para o outro.

Não é uma situação tão comum ao longo de toda a história do futebol inglês. Com uma rivalidade enraizada ao extremo na cultura do futebol local, de uma cisão entre as cidades que vem de muito antes do esporte bretão existir, é muito difícil que um time permitisse a um jogador ir ao rival, ou mesmo que jogadores fizessem esta opção.

O primeiro jogador a fazer o salto entre os dois rivais é de uma época onde nenhum deles ainda tinha o tamanho que possuí hoje. Tom Chorlton, defensor que atuou pelo Liverpool entre 1904 e 1912 deixou o clube do Merseyside diretamente para o Manchester United em agosto daquele ano, atuando, porém, apenas quatro vezes pelos Red Devils, passando muito longe de sequer repetir o sucesso na época de Anfield. No ano seguinte, o ponta Jackie Sheldon, que pouco tinha conseguido fazer no United, se transferiu para o Liverpool, tendo bom desempenho durante os oito anos que jogou pelos Reds.

Na década seguinte, em 1920, o centro-avante escocês Tom Miller acabou comprado pelo Manchester United depois de passar oito anos atuando pelos Reds anteriormente. Ficou apenas uma temporada em Old Trafford e fez pouco sucesso pelos Red Devils antes de deixar o clube. No ano seguinte, o bom meia-atacante Fred Hopkin, que tinha passado bem pelo United nas duas temporadas anteriores, se transferiu ao time vermelho do Merseyside para se consagrar bicampeão inglês logo nas temporadas seguintes e fazer muita história no clube.

Em 1929 aconteceu a transferência de talvez o primeiro caso onde o jogador fez muito sucesso nos dois lados. O centro-avante Tommy Reid foi muito bem em sua passagem de três anos pelos Reds antes de sair de Anfield para Old Trafford em 1929. A partir daí, o escocês viveu outros ótimos quatro anos nos Red Devils antes de se transferir ao Oldham. Aquela seria a última transferência em algum tempo entre os dois times.

Depois disso, só em 1938, o lateral Ted Savage, que havia passado muito bem pelo Liverpool entre 1931 e 1938 acabou negociado com o Manchester United, onde acabou não repetindo o sucesso obtido no rival. Naquele mesmo ano, mas já em novembro, o zagueirão Allenby Chilton, que sequer havia jogado em Anfield, foi negociado com o United e se tornou um dos maiores ídolos da história dos Red Devils, sendo campeão inglês pelo clube.

As duas últimas transferências entre os dois clubes ocorreriam nos 20 anos seguintes. Em 1944, o defensor Thomas McNulty deixaria o Manchester United para atuar pelo Liverpool, sem obter grande sucesso em nenhum dos dois clubes. Vinte anos depois, em 1964, Phil Chinsall foi o último jogador a sair diretamente de um clube para o outro, deixando o United de Matt Busby para o Liverpool de Bill Shankly, sem conseguir no Merseyside repetir o sucesso que fizera em Old Trafford. Esta foi a última vez em que um jogador saiu de um rival a outro. Gabriel Heinze quase foi do United para o Liverpool em 2007, mas a negociação acabou não acontecendo.


Porém, além destas transferências diretas, outros três casos aconteceram de jogadores que atuaram pelos dois clubes. Peter Beardsley, que se tornaria um dos pilares de um dos melhores times dos Reds no final da década de 1980, esteve no United entre 1982 e 1983 sem fazer sucesso. Na década de 1990, Paul Ince, que havia obtido sucesso gigantesco em Old Trafford entre 1989 e 1995 viveu duas boas temporadas em Anfield entre 1997 e 1999. Por fim, o último jogador a atuar nos dois clubes foi de Michael Owen, que fez muito sucesso no Liverpool e passou alguns anos no Real Madrid antes de atuar por três temporadas pelo Manchester United, sem muito sucesso, já atrapalhado pelas lesões que acabaram com sua carreira.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações