Há 20 anos, o Vasco 'atropelava' o Manchester United no Mundial de Clubes

Por Lucas Paes
Foto: Júlio Cesar Guimarães/LANCE!

O Vasco trucidou o Manchester United no Maracanã

O dia 8 de janeiro de 2000 ficou marcado na memória de qualquer torcedor do Vasco da Gama. Naquele dia, diante de um Maracanã lotado, o Cruzmaltino não tomou conhecimento do Manchester United, de Fergunson, que era o atual campeão europeu e só não aplicou uma goleada histórica pra cima dos Red Devils pois perdeu um caminhão de gols. O duelo foi válido pela primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, onde o Vascão seria finalista e perderia para o Corinthians.

Ambas as equipes estavam completas no duelo. O United, que, deve-se dizer fazia muita farra no Rio de Janeiro e suspeita-se que tenha jogado de ressaca, tinha em seu elenco nomes como Stam, Giggs, Keane, Sojskaer e Yorke. Do outro lado, porém, o Vasco contava com um dos melhores times da história do futebol brasileiro. Os cariocas tinham um esquadrão que tinha nomes como Juninho Pernambucano, Felipe, Romário, Edmundo, entre outros. No banco, ainda haviam nomes como Pedrinho, Viola e Odvan. Era um timaço. 

A única grande chegada dos ingleses no primeiro tempo foi um cruzamento perigoso de Neville. Fora isso, só deu Vascão. A coisa começa a complicar para os ingleses aos 23 minutos, quando um recuo errado para nos pés de Edmundo, que entra na área e da bela assistência para o gol de Romário. O segundo veio logo depois, quando um lançamento de Jorginho foi outra vez mal interceptado pela defesa vermelha e Edmundo driblou o goleiro e marcou. Felipe teve boa chance também, mas parou em Bosnich. Aos 42', Edmundo, animal e capitão daquele time, fez uma obra de arte: ele recebeu o passe e deu um drible maravilhoso no defensor do United, com a parte externa do pé e tocando a bola de um lado e saindo por outro, antes de tocar na saída de Bosnich para as redes. Era o terceiro, ainda no primeiro tempo.

Gols e Lances do jogo

Na etapa final, o United quase marcou um golaço, com uma tentativa de cobertura de Sherigan para fora. Os ingleses passaram a chegar e Sherigan chegou a marcar, mas cometendo falta em Hélton. O United chegou diversas outras vezes, mas parava na própria pontaria, enquanto o Vasco parecia levar a vantagem em banho-maria depois de amassar no primeiro tempo. Ainda assim, quando chegava, oferecia perigo, como quando Edmundo e Romário tabelaram e o Baixinho chutou por cima. Os Red Devils finalmente marcaram com Butt, aos 35', após jogada ensaiada em cobrança de falta. Ainda deu tempo de Edmundo tentar o quarto gol, antes do jogo terminar.

Na etapa final, o Vasco correu riscos por se poupar devido ao placar elevado já conseguido na primeira etapa. O fato é que apesar das condições de "ressaca" dos ingleses, o time do Vasco era muito bom, inclusive tendo feito um jogo espetacular contra o Real Madrid no Interclubes de 1998. O United já havia mostrado fragilidades na disputa do Interclubes de 1999, quando não perdeu para o Palmeiras por muita sorte, verdade seja dita. Eram outros tempos no futebol.


Naquele torneio, o Vasco seria vice-campeão, perdendo a final nos pênaltis para o Corinthians, enquanto o Manchester United acabou eliminado mesmo após vencer o South Melbourne na última rodada. Até meados dos anos 2000, as atuações jogando de "igual para igual" com times europeus em Mundiais Interclubes não eram muito incomuns, com muitas vitórias vindo com grandes atuações de times brasileiros e sul-americanos (São Paulo em 1992 e 1993, por exemplo). O Mundial de 2000 foi um dos últimos respiros dessas situações. Corinthians e Real Madrid fizeram um super-jogo no outro grupo, terminando com placar de 2 a 2. Só o tempo dirá se voltaremos a ter times sul-americanos batendo de frente com os gigantes da Europa no Mundial ou se a boa partida do Flamengo em 2019 será um fato isolado em muitos anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações