sexta-feira, 17 de março de 2017

As camisas de Álvaro 'El Chino' Recoba


Um dos maiores meias do futebol uruguaio, Álvaro Recoba, chamado de 'El Chino' (O Chinês) em sua terra natal, devido aos olhos puxados, completa nesta sexta-feira, dia 17, 41 anos. Conhecido pelo seu talento e a facilidade de bater na bola, Recoba foi ídolo no Danubio, Nacional e Internazionale, chegando a ofuscar a estreia de Ronaldo pelo time de Milão, em 1997.

Porém, as contusões, principalmente a grave no tornozelo, atrapalharam demais a sua carreira encurtando, por exemplo, sua passagem pela Seleção Uruguaia, onde estreou com apenas 19 anos. Porém, mesmo em fim de carreira e entrando nos últimos minutos das partidas, foi decisivo em vários jogos com a camisa do Nacional.

Confira as camisas que Álvaro Recoba defendeu durante a carreira:

DANUBIO


Álvaro Recoba começou no Danubio e subiu ao time profissional em 1993, com apenas 17 anos. Logo chamou a atenção das equipes maiores e acabou indo para o Nacional em 1996. Depois de passar mais de 10 anos na Europa, Recoba voltou ao time que o revelou, onde jogou por mais uma temporada. No Danubio, contando as duas passagens, El Chino fez 65 jogos e marcou 22 gols.


NACIONAL


O Nacional viu o garoto que já era convocado para a Seleção jogando no Danubio e o contratou. Porém, em sua primeira passagem pelo Bolso, Recoba fez apenas 33 jogos e marcou 17 gols, já que foi vendido à Internazionale. Em 2011, após jogar novamente pelo Danubio, El Chino voltou ao Nacional, onde virou ídolo de vez e fez grandes partidas, mesmo nos últimos dias jogando, conquistando os Campeonatos Uruguaios das temporadas 2011/2012 e 2014/2015, encerrando a carreira após a última conquista. Na segunda passagem, ele fez 100 jogos e 18 gols, chamando a atenção pela quantidade de gols olímpicos.


INTERNAZIONALE


Seu futebol já chamava a atenção dos clubes europeus quando ainda estava no Uruguai e a Internazionale foi mais esperta e contratou o prodígio meia. Na Inter, Recoba alternou boas e más fases, devido a problemas de contusão em seu tornozelo. Porém, quando estava bem, ele enchia os olhos dos torcedores italianos. Pela Inter, El Chino conquistou o Campeonato Italiano 2005/2006 e 2006/2007, a Supercopa da Itália em 2005 e 2006, a Copa da Itália em 2004/2005 e 2005/2006 e a Copa da UEFA em 1997/1998. Pelo clube, entre idas e vindas, pois chegou a ser emprestado para o Venezia e o Torino, fez 260 jogos e marcou 72 gols.


VENEZIA


Em 1999, Recoba sofria com as lesões e o jogador foi emprestado ao Venezia, que estava mal no Campeonato Italiano. Porém, o uruguaio caiu como uma luva na equipe, fez 11 gols em 19 partidas e ajudou o time a escapar do rebaixamento, deixando boa impressão aos torcedores. Ao fim daquela temporada, Recoba voltou à Inter.


TORINO


Recoba foi emprestado pela Internazionale para o Torino na temporada 2007/2008. Porém, ao contrário de sua passagem pelo Venezia, em Turim ele não foi bem. Foram apenas três gols em 24 jogos e ao fim da temporada ele acertou sua vida e acabou indo jogar na Grécia.


PANIONIOS


Foi contratado pelo clube grego em agosto de 2008 e recebido com grande festa em Atenas. Era para ser o principal jogador da equipe grega e até estreou bem, fazendo as assistências para os gols de sua equipe que venceu o Aris Salônica por dois a um. Porém, ao longo da temporada, suas atuações foram caindo e ele acabou voltando ao Uruguai ao fim da temporada. Pelo time grego, foram 21 jogos e cinco gols.


SELEÇÃO URUGUAIA


Entre o fim da geração de Enzo Francescoli e o surgimento de Suárez e Cavani, Álvaro Recoba foi o grande nome da Seleção Uruguaia, chegando a dividir este posto com Fórlan. Recoba estreou na Celeste em 1995 e jogou até 2007, encerrando sua participação na Copa América daquele ano, realizada na Venezuela. A passagem de El Chino pela seleção ficou marcada por ficar de fora de duas Copas do Mundo: 1998, na França, e 2006, na Alemanha, conseguindo a vaga apenas em 2002, Japão e Coreia do Sul, quando o time caiu na primeira fase. Na Celeste, Recoba fez 69 jogos e 11 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações