CaJu - Mais um grande clássico gaúcho

Por Lucas Paes

Caxias e Juventude fazem neste sábado o CaJu 280 da história

O estado do Rio Grande do Sul é conhecido por ter uma das maiores rivalidades do Brasil e do mundo no clássico GreNal. Mas o interior gaúcho reserva alguns duelos acirrados e um dos principais clássicos do interior gaúcho é o Ca-Ju, duelo entre Caxias e Juventude, que ocorre na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. 

A história deste clássico é curiosa, já que os rivais chegaram até a se fundir na década de 1970. O Juventude, fundado em 1913, é o time mais antigo de Caxias. A história do Flamengo/Caxias, porém, começou distante do futebol: numa eleição para rainha dos clubes da cidade, em 1935 as agremiações chamadas Ruy Barbosa e Rio Branco se uniram e formaram o Flamengo. A partir daí, este virou o grande rival do Juventude.

Jogo de 1977 entre as duas equipes

Entre 1935 e 1971, foram disputadas 149 partidas entre os clubes, com 69 vitórias do Juventude, 48 vitórias do Flamengo e 32 empates. Em 1971, as duas equipes se fundiram, já que passavam por enorme crise financeira, formando a Associação Caxias de Futebol, que tinha as cores preta e branca. A situação perdurou por 4 anos, durante os quais a cidade ficou sem o clássico. Em 1975, o Juventude deixa a fusão e volta a ter seu próprio departamento de futebol, o Caxias muda o nome para Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e volta a usar as cores do Flamengo (grená, azul e branco). A partir daí, o clássico contra o Juventude ficou conhecido como Ca-Ju. 

Desde que o clássico voltou a ser realizado, a vantagem é do Caxias: foram 42 vitórias grenás, 29 vitórias alviverdes e 58 empates. A maior invencibilidade do clássico, 12 jogos, que ocorreu entre 1981 e 1984 e é dos tricolores, ajudou a construir esses números. O saldo total dos clássicos é de 91 triunfos do Caxias, 98 triunfos do Juventude e 90 empates em 279 partidas.

No último clássico, o Caxias goleou por 5 a 0

O clássico deste sábado será o de número 280. Além de toda a rivalidade, será um duelo direto pela quarta colocação, pois ambos os times estão empatados em pontos, porém o Caxias fica a frente pelo saldo de gols. O jogo mais recente terminou com goleada do Caxias por 5 a 0, na Super Copa Gaúcha, a mais alta goleada da era CaJu. Mesmo com o Juventude tendo jogado com o sub-20, este jogo entra nos números oficiais, pois era em uma competição oficial principal. A maior goleada da história do clássico, porém, foi do Juventude, que bateu o rival por 6 a 0, no Campeonato Municipal de 1949.

O Ca-Ju 280 ocorre neste sábado, as 18h30, no Alfredo Jaconi, e é valido pelo Campeonato Gaúcho de 2017. Quem vencer assumirá a quarta colocação da primeira fase da competição. Caso a situação se mantenha desta forma, o clássico de Caxias voltará a ocorrer no mata-mata logo nas quartas de final, por isso, talvez, a vitória seja importante neste sábado, já que pode definir quem decidirá as quartas em casa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações