Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O Verdão de Zinho foi rebaixado no Brasileirão 2002
Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro de 2022, se completam 20 anos do primeiro rebaixamento da Sociedade Esportiva Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, esta ida para a segunda divisão aconteceu em um derrota pelo placar de 4 a 3 diante do Vitória, em partida disputada no Estádio do Barradão, em Salvador, pela última rodada da primeira fase do Brasileirão 2002.
Para esta partida, o clube alviverde foi a campo com Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê) e Zinho; Juninho, Muñoz e Itamar (Lopes). Todos eles, comandados pelo treinador Levir Culpi.
Já a equipe da casa, entrou em ação com Jean; Ramalho, Emerson, Elói e Leílton; Eduardo, Dudu Cearense, Élson e Zé Roberto (Marcelo Heleno); Allan Delon (André Balada) e Aristizábal (Nadson). Na época, o Leão da Barra era treinado por ninguém mais ninguém menos do que Joel Santana.
Com bola rolando, o clube baiano saiu na frente do marcador logo aos 3', com Allan Delon. Pouco tempo depois, Flávio empatou a partida e devolveu os paulistas a luta. Apesar de criar boas chances, assim como o time local, Aristizábal recolocou o Leão na liderança do placar em cobrança de pênalti na marca dos 27' jogados.
Já com 3' de bola rolando na etapa complementar, Nenê, que entrou no intervalo, voltou a deixar o empate no marcador. O jogo continuou bastante movimentado, cheio de alternativas para os dois lados, mas foi Zé Roberto, do Vitória, quem balançou as redes e recolocou o Leão em vantagem aos 31.
Cerca de dez minutos depois, André marcou o quarto do time rubro-negro e praticamente matou o jogo. Arce marcou marcou o terceiro tento palmeirense, mas acabou não sendo o suficiente para evitar o descenso dos paulistas.
O fato curioso é que, justamente 10 anos depois deste ocorrido, o Palmeiras voltou a ser rebaixado para a Série B do Brasileirão. Desta vez, sua ida para a segunda divisão foi confirmada em um jogo diante do Flamengo, em Volta Redonda.
0 comentários:
Postar um comentário