Há 20 anos, Palmeiras levava 4 a 3 do Vitória e era rebaixado pela primeira vez no Brasileirão

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Verdão de Zinho foi rebaixado no Brasileirão 2002

Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro de 2022, se completam 20 anos do primeiro rebaixamento da Sociedade Esportiva Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, esta ida para a segunda divisão aconteceu em um derrota pelo placar de 4 a 3 diante do Vitória, em partida disputada no Estádio do Barradão, em Salvador, pela última rodada da primeira fase do Brasileirão 2002.

Para esta partida, o clube alviverde foi a campo com Sérgio; Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (Leonardo Moura); Paulo Assunção, Flávio (Nenê) e Zinho; Juninho, Muñoz e Itamar (Lopes). Todos eles, comandados pelo treinador Levir Culpi.

Já a equipe da casa, entrou em ação com Jean; Ramalho, Emerson, Elói e Leílton; Eduardo, Dudu Cearense, Élson e Zé Roberto (Marcelo Heleno); Allan Delon (André Balada) e Aristizábal (Nadson). Na época, o Leão da Barra era treinado por ninguém mais ninguém menos do que Joel Santana.

Com bola rolando, o clube baiano saiu na frente do marcador logo aos 3', com Allan Delon. Pouco tempo depois, Flávio empatou a partida e devolveu os paulistas a luta. Apesar de criar boas chances, assim como o time local, Aristizábal recolocou o Leão na liderança do placar em cobrança de pênalti na marca dos 27' jogados.

Já com 3' de bola rolando na etapa complementar, Nenê, que entrou no intervalo, voltou a deixar o empate no marcador. O jogo continuou bastante movimentado, cheio de alternativas para os dois lados, mas foi Zé Roberto, do Vitória, quem balançou as redes e recolocou o Leão em vantagem aos 31.


Cerca de dez minutos depois, André marcou o quarto do time rubro-negro e praticamente matou o jogo. Arce marcou marcou o terceiro tento palmeirense, mas acabou não sendo o suficiente para evitar o descenso dos paulistas.

O fato curioso é que, justamente 10 anos depois deste ocorrido, o Palmeiras voltou a ser rebaixado para a Série B do Brasileirão. Desta vez, sua ida para a segunda divisão foi confirmada em um jogo diante do Flamengo, em Volta Redonda.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações