Há 60 anos, Brasil vencia a Inglaterra e avançava às semifinais da Copa de 62

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Este jogo, que teve a invasão deum cão, levou o Brasil às semifinais

Nesta sexta-feira, dia 10 de junho de 2022, se completam exatos 60 anos da terceira vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1962. Na ocasião, a Amarelinha ganhou de 3 a 1 da Inglaterra, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, e se classificou para as semifinais do torneio, que foi disputado no Chile.

Ambas as equipes vinham de uma primeira fase difícil. A Seleção Brasileira conseguiu vencer o México por 2 a 0, após muitas tentativas de superar o goleiro da La Tricolor, que estava em um dia inspirado e na segunda partida, não saiu do 0 a 0 com a Tchecoslováquia. No último jogo, os brasileiros venceram a Espanha pelo placar de 2 a 1, de virada, marcado por polêmica de arbitragem.

Por sua vez, a Seleção Inglesa foi muito mais irregular. Foi derrotada pela Hungria por 2 a 1 na estreia da competição e recuperou na rodada seguinte ao ganhar da Argentina de 3 a 1. Porém, o Engish Team ficou no empate sem gols com a Bulgária e só conseguiu se classificar por ter um saldo de gols melhor que o da Albiceleste.

Os minutos iniciais foram marcados por muito equilíbrio e estudo de ambas as partes. jogo muito bem disputado. Tanto Gylmar quanto Ron Springett conseguiram evitar que o placar fosse inaugurado fazendo boas defesas.

Porém, o fato que mais chamou a atenção foi a invasão de cachorrinho preto, que conseguiu se desvencilhar de alguns jogadores enquanto a bola rolava, dando, inclusive, um baile em Garricha. Ele só foi parado pelo inglês Jimmy Greaves, que foi engatinhando até o bichinho no meio campo. Não muito tempo depois um outro cão entrou, mas este não escapou. Estes momentos fizeram com que a intensidade da partida caísse consideravelmente.

Foi com 31', que Zagallo tirou da cartola uma cobrança de escanteio de trivela pelo lado esquerdo e encontrou Garrincha. Mané aproveitou liberdade vindo de trás e conseguiu vencer Maurice Norman, que era mais alto que ele, para cabecear ao gol.

Porém a reação inglesa veio aos 38', quando Johnny Haynes levantou a bola dentro da área brasileira e acabou desviada por Jimmy Greaves. A redonda encobriu o goleiro Gylmar, explodiu na trave e sobrou no pé de Gerry Hitchens, que apenas teve de empurrar para o fundo do gol.

Na marca dos 8′ da etapa complementar, o a Amarelinha voltou a ficar na frente, novamente através de uma jogada de bola parada, no local e do jeito que Didi gostava. Porém, Garrincha foi mais ágil e mandou um balaço para o gol. Ron Springett, goleiro inglês, acabou não conseguindo segurar e espalmou para o meio da área. A bola ficou oferecida para Vavá, que apenas desviou para o fundo das redes.


Nos 14′, a Inglaterra foi tentar fazer uma jogada de passe em profundidade, mas Mauro cortou e cabeça e a bola ficou com Didi. O
 “Príncipe Etíope” fez lançamento para Amarildo pelo lado esquerdo, que apenas deixou no jeito para Garrincha. O "Anjo das Pernas Tortas" emendou um belíssimo chute com curva que fez a bola morrer no ângulo esquerdo do arqueiro britânico, que até pulou, mas não teve o que fazer. Este tento deu números finais ao placar: 3 a 1 para a Amarelinha.

Detalhe é que: Garrincha teria feito três gols naquele se não fosse o goleiro Springett que defendeu um pênalti do brasileiro na marca dos 21'. O único que conseguiu dar um baile no camisa 7 brasileiro foi um cachorro que invadiu o campo. Depois desta partida, a equipe Canarinho pegaria o Chile, que eliminou a União Soviética, nas semifinais. O "penúltimo" capítulo do bicampeonato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações