Denilson Costa e sua forte relação com o futebol hondurenho

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Denilson Costa durante a passagem pelo Olímpia de Honduras

Hoje é o aniversário de um dos grandes jogadores que passaram por Honduras e se tornaram importantes no país. Denilson Costa de Oliveira nasceu em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, no dia 10 de junho de 1968. Atacante, Denilson Costa saiu do Brasil com 21 anos para se tornar jogador profissional na Costa Rica.

O atacante ficou dois anos na atuando pelo Limonense, na Costa Rica, e logo depois se transferiu para Honduras, onde foi jogar no Olimpia. A partir desse momento, a vida do jogador começaria a mudar no país, Denilson Costa começou a se destacar e se tornando uma peça fundamental na equipe.

Denilson Costa começou a ter grandes atuações e fazer muitos gols pela equipe, com isso começou a se tornar importante para a instituição. O jogador chegou em 1991 e ficou durante quatro temporadas no time, o seu começo foi espetacular e se mantinha a cada jogo.

Em 1992-93, o atacante após algumas temporadas conseguiu ganhar seu primeiro título no país, ajudou a equipe a ser Campeão da Liga Profissional de Honduras. Na campanha o jogador foi muito importante e fez gols decisivos para ajudar sua equipe a levantar o troféu.

No início de 1995, a sua passagem acabou sendo encerrada pela equipe e novamente o jogador voltou ao futebol da Costa Rica, mas dessa vez para atuar no Belén. Denilson não ficou muito por lá, ainda no mesmo ano voltou para Honduras para jogar no Motagua.

Pelo Motagua o jogador ficou duas temporadas e continuou fazendo grandes atuações na equipe. Em 1997, voltou para a equipe que ele já era ídolo e tinha uma grande conexão com a torcida e a diretoria. Na sua volta conseguiu conquistar mais títulos e ajudou mais ainda o time.

A sua segunda passagem foi muito vitoriosa e entrou mais ainda para a história da equipe. Em 1998-99, Denilson foi novamente Campeão da Liga Profissional de Honduras, em 2000-01 e 2002-03 foi Campeão do Apertura da Liga Profissional de Honduras.

Mas não parou só nisso, o jogador conquistou mais títulos e fazendo cada vez mais gols, ajudando seu time a ser cada vez mais vitorioso. Em 1999 e 2000, o atacante foi Campeão da Copa Interclubes da UNCAF.

Denilson já era um dos maiores ídolos do clube e com atuações fantásticas pela equipe, mas no final de 2002 decidiu deixar a equipe para atuar no Marathón, outro grande clube de Honduras. Em 2003 quando chegou no clube novo, sua vida acabou mudando um pouco, Denilson se naturalizou hondurenho e, ainda no mesmo ano, estreou por sua seleção contra Bolívia. Com essa participação, se tornou o primeiro jogador naturalizado a defender o país, justamente com o compatriota Marcelo Ferreira.


Denilson não conseguiu ter o mesmo desempenho na seleção e, por isso, atuou apenas em 5 jogos, sem marcar gols. Mas mesmo assim continuava a jogar muito em seu clube e logo quando chegou continuou conquistando títulos, sendo importante para a sua equipe.

Em 2002-03 foi Campeão da Clausura da Liga Profissional de Honduras e em 2004-05 foi Campeão do Apertura. Em 2005 deixou a equipe e começou a rodar por outros clubes menores do país, já em uma fase final de carreira. Denilson passou por Platense, Heredia, Atlético Olanchano e Necaxa. Em 2007, aos 38 anos se aposentou do futebol e deixou uma história enorme em Honduras, é o segundo maior artilheiro da competição nacional, com 155 gols, atrás apenas de Wilmer Velásquez, que tem 196.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações