Os jogos e gols marcados por Rivellino em Copas do Mundo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Rivellino disputou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira

Neste 1º dia de janeiro do ano de 2022, Roberto Rivellino, popularmente conhecido apenas como Rivellino, está completando 76 anos de idade. Por isso, neste sábado, vamos relembrar as três Copas do Mundo que o meia participou defendendo a camisa da Seleção Brasileira.

O primeiro mundial que Riva disputou foi o de 1970, disputado no México, quando estava no Corinthians. Jogando junto de craques como Tostão, Gérson, Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto Torres e tantos outros excelentes jogadores, Bigode conseguiu ser um dos grandes destaques daquela equipe vestindo a camisa 11. Suas vítimas foram Tchecoslováquia na vitória por 4 a 1 na estreia, Peru nas quartas de final e Uruguai nas semifinais.

Além de somar três gols ao longo de toda a campanha do tricampeonato da Amarelinha, ganhou uma grande legião de fãs que não eram brasileiros. Inclusive, encantou ninguém mais ninguém menos do que Maradona, o maior jogador da história da Seleção da Argentina, por conta de suas belíssimas jogadas com a perna esquerda, já que Diós também era canhoto. Outros pontos que também chamaram a atenção do craque argentino foram a postura do brasileiro dentro de campo e sua vasta cabeleira.

Na Copa de 1974, realizada na Alemanha Ocidental, Rivellino já tinha mais experiência e com isso, recebeu mais uma oportunidade de jogar pelo Brasil, atuando ainda no clube do Parque São Jorge. Bigode, dessa vez, dividiu o protagonismo junto de Jairzinho, fazendo belíssimos gols. Um deles, foi em cima dos anfitriões através de uma linda cobrança de falta, aproveitando brecha da barreira de alemães que se abriu graças à Jairzinho, que se agachou quando a bola tomava rumo.

Porém, a seleção acabou não conseguindo acompanhar o rendimento do craque e ficou apenas na quarta colocação daquele mundial. Aquela edição foi vencida pela própria Alemanha Ocidental, que bateu o Carrossel Holandês liderado por Johan Cruijff, na grande decisão. Riva encerrou sua participação na competição com sete partidas disputadas e três gols marcados, como em 1970.

Por fim, na Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina, Rivellino não teve o mesmo rendimento e número de jogos em relação às edições anteriores. Bigode passou a maior parte do torneio no banco de reservas, já que havia se contundido antes do mundial, defendendo as cores do Fluminense. Considerado substituto imediato de Zico, participou de três partidas na edição em que o Brasil ficou com a terceira melhor campanha do torneio.


Até os dias de hoje, esta é considerada uma das Copas mais polêmicas da história, já que a Argentina estava vivendo um período de ditadura no país. Com isso, há suspeitas de que a seleção anfitriã foi favorecida pela arbitragem para ser a campeã da competição.

Na soma das três Copas do Mundo que Rivellino disputou, participou de 15 jogos. Somou ao todo seis gols pela Seleção Brasileira nos três mundiais em que recebeu oportunidades de mostrar o seu futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações