Hoje, amanhã e sempre Briosa - 104 anos!

Por Victor de Andrade
Foto: Felipe Roque / O Curioso do Futebol

Bandeira foi hasteada no Monte Serrat

Parabéns pra você... Neste 20 de novembro, a Associação Atlética Portuguesa está completando mais um aniversário. São 104 anos da sua fundação, em 1917. Um clube das jornadas heroicas desportivas e das vitórias sensacionais, como diz uma das marchinhas. A Briosa está no coração do amante do futebol.

O clube Rubro Verde foi o primeiro a se chamar Portuguesa no país, estimulando outras agremiações da colônia lusitana a fazer o mesmo, como a Carioca, que fala claramente que se inspirou na Santista na fundação da entidade.

A Portuguesa Santista fez história. Como nos oito títulos santistas, entre as décadas de 20 e 30. Aliás, os três últimos, 1932, que veio junto com o título do interior, em cima do Guarani, 1933 e 1934, foram considerados neste ano, pela Federação Paulista de Futebol (entidade na qual a Briosa é fundadora), equivalentes a atual Série A2, que a Briosa também conquistou em 1964. Ou a recente taça da Segunda Divisão estadual, o quarto estágio de São Paulo, em 1996.

Dentro de campo, a Briosa teve conquistas que foram além dos gramados. Em 1959, durante excursão no continente africano, os jogadores da Portuguesa Santista se recusaram a entrar em campo na África do Sul, pois o governo local, no apartheid, proibiu os jogadores negros de atuarem. "Ou vai todos ou não vai ninguém", disseram os atletas.

Este episódio foi a 'gota d'água' para que o governo brasileiro rompesse relações com o regime segregador sul-africano, sendo o primeiro país fora da África a fazer isto e forçando com que outras nações repetissem o gesto. Sim, a Briosa desafiou o apartheid e fez história. E o mais interessante disso tudo é que no fim desta excursão ao continente africano, que passou por outros países, a Portuguesa Santista conquistou a Fita Azul do Futebol Brasileiro, fato que é lembrado até hoje, inclusive em seu hino.

Neste século, a Briosa vive de altos e baixos, é verdade. Teve campanhas maravilhosas em 2003, chegando em terceiro no Paulistão, e em 2004. Depois, viveu, a partir de 2006, rebaixamentos que colocaram a equipe na última divisão estadual em 2011. Em 2016 e 2018 aconteceram dois brilhantes acessos que colocaram a Portuguesa na Série A2.


Porém, hoje, o clube Rubro Verde vive um problema patrimonial. A parte social, que estava em um terreno da União, foi leloado, e o vencedor da concorrência quis comprar o estádio, oferecendo em troca um local, novo, só que na Praia Grande. Mesmo tendo a diretoria anterior a favor, a proposta foi rejeitada pelos verdadeiros Briosos, respeitando a tradição e a história. Afinal, o próprio Estádio Ulrico Mursa já tem mais de 100 anos.

Mas, a Portuguesa Santista entrou em um novo momento. Diretoria recém empossada, com muitos que brigaram para que o clube ficasse em sua cidade. Não será fácil os próximos passos, sabemos disso! Entretanto, com muito trabalho e amor à este clube, a Briosa, com certeza, terá mais 104 anos pela frente!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações