A história de Sir Bobby Charlton com o Manchester United

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Bobby Charlton dedicou quase a carreira inteira ao United

Um dos maiores clubes da Inglaterra, envolvido eternamente na discussão sobre o maior do país com o rival Liverpool, o Manchester United é um verdadeiro celeiro de craques históricos que abrilhantam a história do clube. Entre tantos gigantes que vestiram a camisa dos Red Devils, um dos maiores completa 84 anos neste dia 11 de outubro, sendo ele provavelmente o maior jogador da história do clube: Sir Bobby Charlton.

Nascido em Ashighton, Charlton tinha vários jogadores de futebol em sua família e foi descoberto por olheiros do Manchester United aos 16 anos, quando era aluno da tradicional Bedlington Academy. Parte dos lendários Busy Babes, jovens que foram alçados ao time profissional dos Diabos Vermelhos pelo lendário Matt Busby, marcou dois gols em sua estreia no time profissional e desde muito cedo começou a chamar atenção pela sua qualidade com a bola nos pés. 

Fazendo parte do primeiro time do United a jogar pela Liga dos Campeões, Charlton estava na tragédia de Munique, que tirou a vida de parte do time. Ele acabou sendo um dos sobreviventes e viveu outro processo de reconstrução no clube. Ele seguiu sendo um dos destaques do Manchester United, mas a equipe demorou a retomar os tempos de glória e bom futebol dos anos pré-Munique. Em 1966, era um dos destaques do time da Inglaterra que conquistou a Copa do Mundo de 1966, até hoje o único título grande dos Three Lions.

Já experiente, dez anos depois do desastre aéreo de Munique, Charlton foi um dos destaques do time Red Devil que levou o clube ao primeiro título continental em sua história, o segundo seguido de um time do Reino Unido e o primeiro de um time inglês na competição. Já não vivia mais seu age, mas era uma das grandes referências técnicas do time, ao lado do craque polêmico e beberrão George Best. Marcou inclusive dois gols naquela final, seus dois únicos inclusive na campanha.

Permaneceu no Manchester United até a temporada 1972/1973, quando encerrou um ciclo de 20 anos dentro do clube e se transferiu ao Preston North End. Conquistou três títulos ingleses, uma Copa da Inglaterra, quatro Supercopas da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra de jovens, quando ainda atuava pelos times de base dos Red Devils. Foram 758 jogos e 249 gols pelo clube. Permaneceu jogando futebol profissionalmente até 1980, quando se aposentou jogando pelo Blacktown City, da Austrália.


Foi apontado com a ordem de Cavaleiro do Império Britânico ainda quando atuava profissionalmente, em 1976, ganhando desde então o título de Sir. Chegou a trabalhar como treinador no Preston North End e na diretoria do Manchester United. Há alguns anos, o clube renomeou um dos setores do Old Trafford como Sir Babby Charlton Stand, a lateral oposta a arquibancada que ganhou o nome de Sir Alex Fergunson Stand. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações