Atlanta 1996 - 25 anos da primeira vez do Futebol Feminino nas Olimpíadas

Foto: Bongarts

Formiga em ação contra Noruega: estreia do futebol feminino nas Olimpíadas completa 25 anos

Nesta quarta-feira, dia 21 de julho, começa a rola a bola para o Torneio Olímpico de Futebol Feminino dos Jogos de Tóquio 2020, que está sendo disputado este ano por conta da Covid-19. A data é marcante para as mulheres no futebol, já que vão se completar exatos 25 anos que elas foram a campo em Olimpíadas, em Atlanta, nos Jogos de 1996.

Em 1996, o Futebol Feminino já tinha tido três mundiais, sendo um experimental e outros dois "pra valer": 1991 e 1995. Aliás, esta última Copa do Mundo acabou sendo o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos, com os oito primeiros colocados 'carimbando' o passaporte para Atlanta.

Porém, como na época o COI não reconhecia a Inglaterra e a Fifa não oficializava um representante oficial para a Grã-Bretanha, as inglesas, sétimas colocadas, ficaram de fora dos Jogos e o Brasil, nono na Copa do Mundo, herdou a vaga. O time canarinho havia sido a única equipe que não chegou ao mata-mata que tinha vencido um jogo na primeira fase (1 a 0 na Suécia, na estreia, gol de Roseli).

Mas o sorteio nos Jogos Olímpicos apontou que o Grupo E teria China, Estados Unidos, Suécia e Dinamarca. O F seria formado por Noruega, Alemanha (campeão e vice da Copa do Mundo), Japão e Brasil. O grupo não seria nada fácil para as brasileiras, mas o time amarelo mostraria que poderia chegar longe.

Então, no Legion Field, em Birmingham, a Alemanha enfrentava o Japão pelo Grupo F, no primeiro jogo do Futebol Feminino Olímpico. A alemã Wiegmann marcou o primeiro gol da história do torneio e ajudou a sua seleção a vencer por 3 a 2.

No mesmo grupo, no JFK Stadium, em Washington, o Brasil, com Formiga em campo, que está em Tóquio, fazia a sua estreia enfrentando a Noruega. Foi um jogo duro, disputado, e um gol de Pretinha, no último minuto, fez com que as brasileiras empatassem em 2 a 2. Este gol seria muito importante para a classificação do Brasil.

Já pelo Grupo E, os Estados Unidos, seleção da casa, venceria a Noruega por 3 a 0, no Citrus Bowl, em Orlando, e a China bateu a Suécia pelo placar de 2 a 0, no Orange Bowl, em Miami. E assim encerrava a primeira rodada da história do Futebol Feminino Olímpico, que nesta quarta completa 25 anos.


Ao fim da primeira fase, o Grupo E teve a China terminando em primeiro, na frente dos Estados Unidos, segundos colocados, no saldo de gols. Já no Grupo F, a Noruega ficou em primeiro e o Brasil, que venceu o Japão e empatou com a Alemanha, arrancou o vice na chave, indo à semifinal.

Nas semifinais, o Brasil chegou a estar vencendo a China por 2 a 1, mas levou a virada e perdeu a chance de ir à decisão. No outro jogo, os Estados Unidos venceram a Noruega por 2 a 1, com o gol do triunfo saindo na prorrogação, e foram à final.

O Brasil perdeu a chance de sair do primeiro Torneio Olímpico de Futebol Feminino ao perder da Noruega por 2 a 0. Já o ouro ficou com os Estados Unidos, que bateram a China por 2 a 1. E assim terminou a competição que começou há 25 anos, completando aniversário no mesmo dia em que as mulheres do futebol voltam ao gramado olímpico mais uma vez.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações