A passagem de Alex Santos no Shimizu S-Pulse

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo J. League

Alex Santos se profissionalizou no Shimizu S. Pulse e defendeu a equipe por seis anos

Nesta terça-feira, dia 20 de julho de 2021, Alessandro Santos, também conhecido como Alex Santos, está completando 44 anos de idade. O versátil jogador nascido no Brasil, mas naturalizado japonês, começou sua carreira como profissional no Shimizu S. Pulse, clube onde atuou por seis anos.

Após jogar no time juvenil do Grêmio Maringá, Alex Santos se mudou para o Japão com 16 anos de idade. Jogou no time da Meitoku Gijuku High School na cidade de Kochi até se formar. Quando terminou o período escolar, fez testes no Shimizu S-Pulse e acabou sendo aprovado. Com isso, assinou o seu primeiro contrato profissional em 1997.

O atleta ficou duas temporadas sem conseguir conquistar títulos com a camisa do time japonês. Sua primeira glória no clube de Shizuoka veio em 1999, quando fez uma excelente campanha em toda a temporada, ajudando a equipe a ser campeão a segunda fase da J-League e acabou recebendo o prêmio de melhor jogador de futebol do Japão daquele ano. Consequentemente, esteve no time dos 11 iniciais do campeonato nacional.

Um ano depois, Alex ainda receberia outro prêmio individual. O jogador que mais tarde se naturalizaria japonês, foi eleito como o melhor jogador do do futebol asiático em 2000. Nesta temporada, o jogador Alessandro fez parte do elenco que trouxe o primeiro título internacional da história do Shimizu S-Pulse ao conquistar a Recopa Asiática.

Em 2001, seu clube venceu a Copa do Imperador, segundo torneio de mais relevância do futebol do Japão. Nesta temporada, o time também ganhou a Fuji Xerox Super Cup, popularmente conhecida como Supercopa Japonesa. Depois disso, Alex ainda se naturalizaria cidadão do país asiático e passaria a defender a seleção japonesa.

No seu penúltimo ano defendendo as cores do Shimizu S-Pulse, continuou conquistando títulos com a camisa da equipe japonesa, onde jogou duas Copas do Mundo: 2002 e 2006. Na temporada de 2002, o time laranja venceu o bi campeonato da Fuji Xerox Super Cup.


Em 2003, Alex Santos fez sua última temporada com a camisa do Shimizu S-Pulse. Ao todo, completou 7 anos vestindo a camisa do time japonês e se tornou um jogador importante na história do Shimizu S-Pulse. O nipo-brasileiro ainda defenderia Urawa Red Diamonds, Salzburg, Nagoya Grampus 8, Tochigi, Gifu, Maringá, Grêmio Maringá e encerraria a carreira no paranaense PSTC, em 2016.

Na sequência de sua carreira, o lateral esquerdo ainda jogaria em clubes como Urawa Red Diamonds, Red Bull Salzburg, Nagoya Grampus, Tochigi Soccer Club, FC Gifu, Maringá, Grêmio Maringá e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional no PSTC do Paraná no ano de 2016.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações