As aventuras do Leeds United na Liga dos Campeões

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Este texto iniciará uma série de um texto por dia sobre algumas surpreendentes e históricas campanhas na Liga dos Campeões da Europa, que terá sua decisão no dia 29 e pode ter um campeão inédito com o Manchester City

Time do Leeds United de 1975

O Leeds United terminou neste domingo sua campanha na volta a Premier League com um honroso nono lugar na classificação, sob a batuta do Loco Bielsa. A posição não vai necessariamente significar uma competição europeia para os Whites, mas marcou para uma volta a competição depois de 17 anos. Porém, por duas vezes, o time foi muito longe na Liga dos Campeões da Europa, particularmente em 1975 e 2001.

A primeira grande aventura do Leeds United na Liga dos Campeões veio em 1970. Sob a batuta do histórico Don Revie, treinador da era mais bem sucedida do clube. Depois de ganhar seu primeiro título nacional, os Peacocks começaram a campanha mandando um 10 a 0 no Lyn, da Noruega, completando o agregado com outra goleada por 6 a 0. Na fase seguinte, foram duas vitórias tranquilas contra o Ferencváros por 3 a 0.

A campanha seguiu com partidas mais complicadas à partir das quartas, a classificação veio conra o Standard de Liege com duas vitórias simples por 1 a 0, na Bélgica e em Leeds. Só na semifinal que o fortíssimo Celtic, campeão três anos antes parou o Leeds, com uma vitória em pleno Elliand Road por 1 a 0 seguida por outra por 2 a 1, de virada, no Hampdem Park. O artilheiro da competição veio dos Whites, o ótimo Mick Jones, lenda do clube, autor de 8 gols.

Na temporada 1973/1974 veio outra conquista do título inglês, depois de batidas na trave nos anos anteriores, destronando um já forte Liverpool. Forte, o Leeds veio para a Liga dos Campeões com boa chance. A campanha dessa vez começou menos tranquila, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Zurich em casa que quase se tornou uma eliminação com uma derrota por 2 a 1 fora. Nas oitavas, diante dos húngaros do Ujpest, duas vitórias, por 2 a 1, na Hungria e 3 a 0 em Elliand Road garantiram a vaga nas quartas.

Curiosamente, a medida que a competição afunilava, os comandados de Don Revie pareciam crescer na competição. Nas quartas, vitórias por 3 a 0 e 1 a 0 sobre o Anderlecht, em Elliand Road e na Bélgica, respectivamente. Nas semifinais, num jogo complicadíssimo, o Leeds bateu o Barcelona por 3 a 2 em Elliand Road e abriu uma vantagem crucial para a volta, no Camp Nou, onde o gol de Loringer no comecinho praticamente garantiu a vaga na final, apesar dos Culés empatarem no finalzinho. Na final, porém, os Whites não foram páreo para o Bayern, que venceu por 2 a 0, impedindo um histórico título e continuando uma dinastia dos bávaros.

Depois disso, o Leeds até voltou a jogar a Liga dos Campeões em 1992, depois de ser campeão inglês pela terceira e última vez, mas parou muito cedo. Em 2000, a equipe fez novamente uma ótima campanha, dessa vez na era Premier League, ficando no terceiro lugar e se classificando para a Liga dos Campeões. Seria uma última surpresa do clube antes do caos vivido durante boa parte dos anos 2000 e 2010 e só recuperado nos últimos tempos.


Na temporada 2000/2001, o Leeds somava em seu elenco nomes bons e consagrados no clube, como Martyn, Woodgate e Bridges com nomes jovens como um tal de Rio Ferdinand. A campanha europeia começou com uma classificação pra cima do tradicional 1860 Munich nas preeliminares, com duas vitórias apertadas por 2 a 1 e 1 a 0. Na fase de grupos, veio uma chave complicada com Milan, Barcelona e Besiktas, porém os Whites surpreenderam e passaram com 9 pontos e apenas uma derrota, para o Barça, no Camp Nou. Na segunda fase de grupos, outra classificação concreta com 10 pontos, atrás apenas dos Galácticos.

No mata-mata, nas quartas, veio um jogo complicadíssimo contra o Deportivo La Coruña, mas o Elliand Road, num ambiente sempre complicado para o visitante, ajudou o Leeds a vencer por 3 a 0. Na volta, o placar de 2 a 0 para os espanhóis não bastou e a classificação para as semifinais veio. O adversário foi o Valencia, que, diferente do La Coruña, segurou o zero em Elliand Road e em Mestalla fez 3 a 0, encerrando o sonho europeu. Desde então, a fanática torcida dos Whites espera outra campanha na Liga dos Campeões.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações