Da falência ao título - Rangers "volta ao topo" da Escócia

Por Lucas Paes
Foto: Jaison Canduff/Reuters

Os torcedores comemoraram em Ibrox

Antes de mais nada, tecnicamente o termo "volta a conquistar" estaria errado, mas neste momento é necessário ignorar as formalidades pois, na realidade, o futebol está muito além de bobas normas formais e técnicas. Depois de falir, renascer e escalar toda a pirâmide do futebol escocês, o Rangers voltou a ser campeão nacional, garantindo assim sua taça de número 55 da Liga Escocesa. 

O Glasgow Rangers, tradicional como era, aliás, como é, passou em 2012 por um crítico período de sua história. Após uma péssima postura administrativa e a aquisição de dívidas quase irreversíveis, o clube basicamente foi re-fundado. Expulso da primeira divisão e vivendo um caos, o time "se recudou a morrer". Entre a temporada 2012/2013 e a temporada 2015/2016, o clube escalou as divisões até voltar a primeira. A reconstrução agora se conclui com o título, conquistado com muita antecedência, pelos comandados de Gerrard. 

O trabalho do ídolo do Liverpool, por sinal, é uma das peças chaves neste título. O antigo camisa 8 dos Reds consolidou o que já era feito pouco antes e colocou de vez o Rangers no topo da liga. Além da filosofia de jogo, Gerrard trabalhou bem com nomes jovens e trouxe ao clube nomes como Ryan Kent, um dos destaques da temporada. Um cartão de visitas de Stevie como treinador que garante sua entrada na história de uma das maiores instituições do futebol britânico.

Se na temporada passada o titulo bateu na trave, nesta o Rangers pareceu mais determinado do que nunca. Sem dar muitas chances ao Celtic, eles lideraram de ponta a ponta e abriram 20 pontos de vantagem, suficientes para um título com seis rodadas de antecedência. A festa se concretizou com uma tranquila vitória por 3 a 0 sobre o St. Mirren ontem, que somada ao empate de 0 a 0 entre Dundee e Celtic, foi suficiente para garantir  o título, que vem antes mesmo da "última fase" da Scottish Premiership, por assim dizer.

O Campeonato Escocês funciona da seguinte forma: os 12 times se degladiam em confrontos entre sí por três turnos. Então a tabela é dividida entre os 6 primeiros e os seis ultimos, que disputam dois torneios a parte a partir dai, com os times de cada metade se enfrentando na fase final uma vez, totalizando cinco jogos. Geralmente esse estágio decidiria o título, mas a campanha dos azuis de Glasgow foi tão incrível que isso não vai ocorrer. 


O Rangers tem até aqui, em 32 jogos, assustadoras 28 vitórias e quatro empates, foram 77 gols feitos e nove sofridos. Não há qualquer questionamento a absurda temporada, que ainda permite aos campeões escoceses sonharem com a Europa League, onde ainda vivos, enfrentarão o Sparta Praga nas oitavas de final, podendo priorizar completamente a competição, já que o título escocês já veio. 

Resta agora aos torcedores comemorar. A reconstrução do maior campeão da Escócia está completa. Agora, por 55 vezes, o Glasgow Rangers esteve no topo do futebol de seu país. Uma aguardada, sonhada e enfim concretizada volta. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações