Grobbelaar e o Liverpool - Uma história de defesas, títulos e de "ajuda" para quebrar um jejum

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Grobbelaar é um dos maiores goleiros da história dos Reds

Um dos maiores clubes de futebol do planeta, conquistando diversos títulos ao longo de sua enorme história, o Liverpool tem em sua galeria ídolos incontestáveis em diversas posições. Um deles vem das terras sul-africanas e completa 63 anos neste dia 6 de outubro. o goleiraço Bruce Grobbelaar foi o substituto de outro ídolo, o lendário Rey Clemence debaixo das traves de Anfield Road, e em sua história com o clube teve desde conquistas até uma ajuda inusitada, pelo menos na opinião dele, para quebrar o jejum de títulos ingleses.

A história do sul-africano com os Reds começa com sua contratação pelo clube em 1981. Dono da posição durante os 14 anos anteriores, Ray Clemence já mostrava sinais da idade e Bruce havia mostrado um talento promissor a serviço do Crewe Alexandra e do Vancouver Whitecaps. Aos 24 anos, chegou a Melwood com a nada grata missão de substituir o lendário arqueiro da era de ouro do clube, porém caiu rapidamente nas graças da torcida e começou seu caminho para virar lenda.

Brucie, como era apelidado pela torcida, esteve ao lado de diversas lendas vermelhas numa época onde os Reds dominavam por completo a Inglaterra e viviam se aventurando em fases agudas da Copa dos Campeões. A serviço do clube, conquistaria seis vezes o título de Campeão Inglês, três vezes a Copa da Inglaterra, três vezes a Copa da Liga, cinco vezes a Supercopa, vulgo Community Shield e, talvez o troféu mais importante de sua carreira, uma Liga dos Campeões, em 1984, onde foi destaque da conquista ao defender dois pênaltis de jogadores da Roma dentro do Estádio Olímpico da capital italiana.

Grobbelaar ficou nos Reds até 1994, quando acabou negociado, preterido para a ascensão do jovem David James ao gol vermelho. Vestiu por 628 vezes a camisa do Liverpool, sendo o nono jogador que mais jogou pelo clube. É um ídolo absoluto da torcida, sendo uma das maiores figuras da era de ouro do clube, que ocorreu entre os anos 1970 e 1990, quando o Liverpool transformou a Inglaterra numa liga onde praticamente só um time vencia. Não a toa é venerado e respeitado até hoje dentro do clube e já jogou vários jogos pelo time legends dos gigantes de Merseyside.

Figuraça do futebol e das boas histórias, Grobbelaar clama para sí, de uma maneira até engraçada, o crédito pelo fim do jejum de títulos ingleses dos Reds. Segundo ele, em 1992 ele fez um evento patrocinado pela cerveja Zambezi Lager onde um feiticeiro foi enviado com a cerveja e jogou um feitiço que ditava que o Liverpool não venceria a liga sem o goleiro, segundo o próprio Bruce o feiticeiro fez isso após, literalmente, fazer xixi em ambas as traves do Anfield Road.


Bom, coincidência ou não, o jejum começou a incomodar Groobelar e em 2014 ele tentou quebrar a maldição em um jogo noturno, porém conseguiu "tirar a água do joelho" apenas no gol do KOP, lendária arquibancada de Anfield, sendo expulso do estádio antes de "terminar o serviço". Até que durante a temporada 2019/2020, em um jogo corporativo em Anfield Road, Bruce "terminou o serviço", fazendo xixi em uma garrafa de água e jogando nos dois gols do estádio. Coincidência ou não, o jejum foi quebrado de maneira inapelável neste ano. Mais uma história para os causos do futebol.

Independente de se responsável ou não (nenhum torcedor do Liverpool vai reclamar de uma superstição que deu certo), Grobbelaar ficou na história dos Reds como um dos maiores nomes a vestir a sagrada camisa vermelha, ou no caso dele, a verde, de goleiro. Seja pelos troféus, pelas defesas, ou pela "quebra salvadora da maldição" através de um xixi nas traves.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações