Boca Juniors e a conquista da Libertadores de 2001

Foto: divulgação Conmebol

Comemoração do Boca em La Bombonera

Uma vez era pouco para Carlos Bianchi. No comando de uma das equipes mais vitoriosas da história do Boca Juniors, o treinador levou os argentinos à Glória Eterna pelo segundo ano consecutivo e conquistou o título da Conmebol Libertadores 2001, a quarta Copa do clube.

Na campanha, o Boca somou 15 pontos em seis partidas (cinco vitórias e uma derrota) e avançou às oitavas de final como líder do Grupo H, que contava também com Cobreloa (Chile), Deportivo Cali (Colômbia) e Oriente Petrolero (Bolívia).

Logo no início dos mata-matas, um sufoco: o Junior Barranquilla vendeu caro a vaga nas quartas de final, apesar de ter perdido a partida de ida, em casa, por 3 a 2. Na volta, os colombianos saíram na frente no primeiro minuto, com Henry Zambrano, mas Guillermo Barros Schelotto empatou, e o 1 a 1 na Bombonera classificou o Boca.

O adversário nas quartas foi o Vasco, que havia feito a melhor campanha da fase de grupos e estava invicto, mas os Xeneizes não se abalaram: vitórias por 1 a 0 no Rio e 3 a 0 em Buenos Aires. A reprise da decisão da Libertadores 2000 definiu um dos finalistas do ano seguinte: Boca e Palmeiras se cruzaram mais uma vez e fizeram dois confrontos equilibrados, ambos empatados por 2 a 2. Nas penalidades, os argentinos avançaram.


O adversário na busca pelo título seria o Cruz Azul, primeiro time mexicano a chegar à final de um torneio Conmebol, que passou pelo San Lorenzo na semi. Uma vitória por 1 a 0 para cada lado, e a decisão foi para as penalidades. Na marca da cal, os mexicanos decepcionaram e converteram apenas uma cobrança, com Palencia. Com o placar de 3 a 1, o Boca chegou ao bi da América com Bianchi.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações