As camisas de Zinedine Zidane


Um dos melhores jogadores da história do futebol, rivalizando com Ronaldo no topo entre o final da década de 90 e os anos 2000. Zinedine Zidane, atual treinador "ganha tudo" no Real Madrid, era um meia clássico, daqueles que enchiam os olhos de quem o via jogar. Ficou conhecido também como o 'carrasco' da Seleção Brasileira, por ter arrebentado em dois jogos de Copa do Mundo contra a Seleção Canarinho.

Nascido em Marselha, na França, em 23 de junho de 1972, Zidane era filho de uma família argelina. Começou no futebol no San Henri, ainda juventude, e passou por Septèmê-les-Vallons e no Cannes, onde se profissionalizou. Ao longo de sua carreira, ganhou diversos títulos e prêmios individuais, inclusive como melhor do mundo. Confira as camisas que o craque defendeu durante a carreira.

Cannes


Zidane sempre quis ser levado para o Olympique de Marselha, time da sua cidade e de coração, mas acabou parando no Cannes, onde foi profissionalizado em 1989. Sua estreia foi contra o Nantes, em maio daquele ano, mas o primeiro gol saiu praticamente dois anos depois. Em sua última temporada pelo clube, fez boas apresentações e chamou a atenção do Bordeaux, time que o contratou. Pelo Cannes, Zidane fez 67 jogos e marcou seis gols.


Bordeaux


Apesar de ser um time tradicional, o Bordeaux não vivia os seus melhores anos, mas Zidane começou a mostrar o seu grande potencial, tanto que passou a defender a Seleção Francesa em 1994, após o fracasso dos "Bleus" em dois ciclos de Copas do Mundo. No Bordeaux, o craque conseguiu o seu primeiro título, a Copa Intertoto da UEFA de 1995 e ainda chegou na final da Copa da UEFA de 1996, perdendo a final para o Bayern de Munique. Em 1996, foi negociado com a Juventus de Turim. No Bordeaux, fez 174 jogos e 47 gols.


Juventus


Foi na Juventus, que havia acabado de conquistar a Champions League quando ele chegou no clube, que Zidane virou o jogador de alto nível, ou 'World Class', como alguns gostam de dizer. No início, foi muito comparado a um outro grande ídolo francês que passou pelos bianconeros, Michel Platini. Mas foi mostrando seu talento que conquistou a torcida. Na Juve, conquistou o bicampeonato italiano, a Copa Intercontinental e a Supercopa da UEFA. Fez 239 jogos e 42 gol pela equipe, saindo em 2001.


Real Madrid


No Real Madrid, Zidane foi o grande nome da equipe que foi chamada de "Galáticos", pela quantidade de grandes jogadores que passaram pelo clube na primeira metade da década de 2000. Aliás, sua ida para os Merengues foi a terceira negociação mais cara da história. Conquistou diversos títulos, como a Champions de 2002, o Campeonato Espanhol de 2003, além de títulos de menos expressão. O Real Madrid foi seu último clube na carreira e, atualmente, é o treinador da equipe, sendo também vitorioso. Pelo time, fez 244 jogos e 59 gols.


Seleção Francesa


Por ser filho de argelinos, Zidane foi observado pela Comissão Técnica da seleção do país africano quando era mais novo, mas o jogador preferiu defender os franceses, fazendo sua estreia contra a República Checa, em 1994, logo após o vexame francês de ficar de fora de duas copas consecutivas. Fez parte da equipe que defenderia o seu time no Mundial em casa e, apesar de não ter feito uma boa Copa em 1998, foi extremamente decisivo na final contra o Brasil, marcando dois gols. A partir deste dia, foi o grande nome da Seleção por anos e também conquistou a Euro de 2000, além do vice na Copa de 2006, onde também foi importantíssimo. Fez 108 jogos e 31 gols pelos "Bleus" e encerrou a carreira justamente na final do Mundial de 2006, sendo expulso após uma cabeçada em Materazzi.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações