Quem pode surpreender na Eurocopa

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Troféu da Euro

Na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, terá inicio mais uma edição da Eurocopa, torneio de seleções mais importante do continente europeu e um dos maiores campeonatos entre seleções do planeta. A edição de 2024 chega pela primeira vez três anos depois da anterior, que ocorreu em 2021 devido a pandemia e será sediada na Alemanha, depois da edição que foi basicamente itinerante. Entre as 24 seleções, destacaremos nesse texto as candidatas a se tornarem surpresas da Eurocopa (e não, a Croácia não constará aqui, pois os vices da Copa de 2018 não são mais surpresa no cenário continental). 

ESCÓCIA: voltando a jogar a Euro pela segunda vez seguida, a Seleção Escocesa conta com um time que pode surpreender devido a quantidade de jogadores que atuam em clubes da Premier League e da Champioship inglesa. Além do ótimo Andy Robertson, ídolo do Liverpool e capitão da equipe, o time escocês conta com McTominay, constantemente titular do Manchester United e McGin, destaque do excelente time do Aston Villa. O grupo permite ao time escocês sonhar com uma campanha melhor na Euro deste ano.

SUÍÇA: a tentativa de surpreender da Escócia pode começar a esbarrar justamente na Suíça. Conhecida pelo seu estilo de jogo mais duro e defensivo, a equipe suíça não é exatamente uma surpresa no que diz senso a inclusve ser favorita a segunda vaga do grupo, mas sim pois pode chegar ainda mais longe em 2024. A equipe conta com vários nomes de destaque em grandes do futebol, como os goleiros Sommer e Kobel, o zagueiro Akanji, os meias Zakaria, Xhaka e Shaqiri e o atacante Okafor. O time de Murat Yakin pode chegar longe na competição.

DINAMARCA: é até complicado colocar a equipe dinamarquesa como surpresa, pois regularmente quando disputa a Eurocopa os campeões de 1992 chegam pelo menos ao mata-mata. A edição de 2024 traz mais uma vez um bom time para os dinamarqueses, com presenças como Kasper Schmeichel, Andres Christensen e a dupla do United Eriksen e Hojlund, que dispensa apresentações. A "Dinamáquina" pode de novo chegar longe na competição.

SÉRVIA: diferente do ex-colegas iugoslavos da Croácia, a Sérvia chega com um time que se apoia muito mais na força de seus jogadores que num destaque técnico deles. Os sérvios são candidatos a chegarem longe na Eurocopa, mas não necessariamente por ter um time habilidoso, mas mais por contarem com alguns jogadores tarimbados, como Vlahovic, Tadic, Kostic e o grandalhão matador Mitrovic. Restará ver se a equipe sérvia conseguirá render dentro de campo dessa vez.


GEÓRGIA: contando com a melhor geração de sua história, a equipe do craque Kvaratshelia, destaque absoluto do scudetto do Napoli na temporada 2022/2023 e apelidado de Kvaradona, tem um time com nomes que começam a ganhar destaque em equipes menores do cenário europeu, mas o ponto forte da seleção da Geórgia pode ser o fator que levará o time longe na competição, já que ela possuí o ótimo Mamardashvili, goleiro do Valencia que pode ser o fator que fará com que eles cheguem mais longe na competição. 

TURQUIA: por fim, a última equipe nessa lista é uma seleção de crescimento considerável no século XXI, fazendo uma histórica campanha na Copa do Mundo de 2002 e chegando em algumas Euros depois disso. Este ano, a Turquia tenta, a exemplo de 2008, a voltar ao mata-mata da competição. No seu time, conta com a liderança do ótimo Calhanoglu, destaque do timaço da Inter, que conta com um meio que deve ter ainda Ozkan e Kokcu. O time ainda conta na frente com a promessa Arda Guler, que joga no Real Madrid e com Yildiz, da Juventus. É assim que os turcos sonham em voltar ao mata-mata nm grupo que é, no mínimo, acessível. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações