A história do zagueiro Gustavo no Athletico Paranaense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Gustavo atuando no Furacão

O Athletico Paranaense é hoje uma das forças do futebol brasileiro, sempre incomodando equipes maiores e chegando longe em competições nacionais e internacionais. Dono da alcunha para muitos de 13º grande, o Furacão começou seu crescimento em meados da década de 1990 e deixou o rival Coritiba para trás para dominar o estado. Um dos jogadores chaves no início dessa ascensão rubro-negra foi o zagueiro Gustavo Caiche, que atuou no clube entre 1998 e 2002 e retornou mais velho em 2008.

Conhecido como "zagueiro rock'n'roll", Gustavo nasceu em 4 de junho de 1976, na cidade de Ribeirão Preto e começou sua trajetória no esporte bretão jogando pelo Botafogo de Ribeirão Preto. O começo do zagueiro na Pantera foi muito bom e seu futebol logo começou a chamar atenção de vários times. Foi assim que, em 1998, ele foi contratado pelo Atlético Paranaense, numa época onde começava o crescimento do Furacão rumo a um maior protagonismo nacional.

Gustavo estreou em 1998, durante a disputa do Campeonato Paranaense e rapidamente virou titular da equipe. Já em seu primeiro ano no clube foi chave na conquista do título do Campeonato Paraense, ao mesmo tempo em que era importante na defesa, Gustavo também aprontava no ataque, finalizando e chegando para ajudar nas jogadas ofensivas. Ao mesmo tempo, já muito cedo no clube conviveu com lesões crônicas no tornozelo.


Fez parte do time que levou a Seletiva para a Libertadores de 1999 e em 2000 fez o gol do título do Campeonato Paranense em cima do Coritiba. Já campeão de muita coisa pelo clube, fez ainda mais em 2001, quando foi um dos destaques do time campeão do Brasileirão daquele ano, inclusive tendo marcado vários gols em jogos decisivos e jogando a final contra o São Caetano lesionado. 

Permaneceu no Furacão até o final de 2002, quando acabou negociado com o Palmeiras, clube pelo qual passou a jogar a partir do ano seguinte. Retornaria ao Furacão em 2008, mas já em final de carreira, faria apenas quatro jogos naquele ano. No total, somando as duas passagens, combinando números da Wikipedia e do Ogol, somou 95 jogos pelo Furacão, marcando 23 gols. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações