A passagem de André Cruz pelo Napoli

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

André atuando pelo Napoli

O Napoli hoje é considerado uma das grandes forças do futebol europeu. Dono de um ataque poderoso, comandado principalmente pela infernal dupla Kvara e Osihmen, o ex-time de Maradona conquistou recentemente o Scudetto. Em tempos mais antigos, porém, os Partenopei passaram por várias crises, mas mesmo assim tiveram diversos jogadores brasileiros conectados a sua história. Um dos atletas que fez muito por lá foi o zagueiro André Cruz, que completa 55 anos neste dia 20. 

Formado na Ponte Preta, o defensor chegou ao time italiano depois de fazer grandes temporadas com a camisa do Standard de Liege, onde foi inclusive campeão da Copa da Bélgica em 1993. Foi assim que chamou a atenção do Napoli, que o contratou para o início da temporada 1994/1995. Na época, o time do sul passava pelo fim de um período glorioso, quando foi campeão italiano e da Copa da Uefa no final da década de 1980 e começo da de 1990.

Na sua primeira temporada pelo clube, atuou como titular na maior parte dos jogos e foi peça importante do elenco que ficou com uma tranquila colocação no meio de tabela. Marcou um gol inclusive em sua estreia, diante do Genoa. Viveria uma temporada bastante artilheira naquele biênio, marcando 7 vezes durante a temporada, incluindo um gol diante da Internazionale, numa derrota em casa.

Seguiu como titular na temporada seguinte, sendo crucial defensivamente para evitar o descenso de um Napoli que começava a cambalear dentro e fora das quatro linhas. Mais uma vez, ele marcou um gol na estreia da temporada, mas foi seu único naquele biênio, que foi muito fraco para os Partenopei. O time acabou não conseguindo fazer um grande ano em nenhuma competição.


Na temporada 1996/1997, André seguiu como um destaque do Napoli. Além de alguns gols durante a temporada, marcou um crucial já no finzinho do biênio, quando fez o gol dos napolitanos no empate por 1 a 1 com a Inter no San Siro, na semifinal da Copa da Itália. O Napoli chegaria a decisão e perderia para o Vincenza. No geral, fez outro bom ano pelo clube, sendo ao fim dele contratado pelo Milan. 

No total, em três anos, esteve em campo em 98 partidas pelos napolitanos, marcando 14 gols, números excelentes para um defensor. Atuaria ainda por mais sete anos durante sua carreira como futebolista, pendurando as chuteiras no ano de 2004, quando atuava no Goiás. Chegou inclusive a passar pela Seleção Brasileira, durante o ciclo para a Copa do Mundo de 1998, para a qual inclusive foi convocado, mas não atuou.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações