A apagada passagem de Paolo Rossi no Milan

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Rossi atuando no Milan

A Itália é, junto ao Brasil e a Alemanha uma das três mais tradicionais escolas do futebol mundial. A bota já produziu ao longo da história do esporte bretão diversos craques em diversas posições, desde paredões como Buffon e Zoff a matadores como Totti e Immobile. Neste dia 23 de setembro completaria 66 anos um dos mais conhecidos nomes a vestir a camisa da Squadra Azzurra, talvez o maior responsável por um de seus títulos mundiais, o atacante Paolo Rossi. Entre as andanças da carreira, teve passagem apagada pelo Milan.

Paolo começou sua carreira na Juve e teve um começo de trajetória muito atrapalhado por lesões, que aliás atrapalharam sua carreira inteira. Ele viveu realmente seu primeiro grande momento no futebol profissional quando atuava no Vincenza e a partir de então passou a ascender no esporte bretão. Nos anos 1980, viveu um drama ao estar envolvido no escândalo do Totonero e só se recuperou na Copa do Mundo de 1982. Depois disso, passou pela Juve, onde foi inclusive campeão europeu e na temporada 1985/1986 acabou chegando ao Milan.

Foi ao Rossonero quando começava a perder espaço na Juve, tentando ir ao San Siro para recuperar o bom momento na carreira. Ao mesmo tempo, ia para um clube que ainda vivia um processo de reconstrução depois de dois rebaixamentos recentes, um deles ocorrido realmente dentro de campo, com uma campanha vergonhosa. Na época em que chegou ao Milanello, os rubro-negros estavam muito abaixo da Juve, que era a principal força do país.


Marcou seus primeiros gols pelo Milan em um derby contra a Inter que terminou com o placar de 2 a 2, onde acabou fazendo ambos os gols milanistas na partida. Curiosamente, estes foram seus únicos gols no Milan por um bom tempo, voltando a marcar apenas diante do Empoli, na Copa Itália, em jogo onde o rossonero acabou perdendo e sendo eliminado da competição, que terminaria com conquista da Roma. Ao fim da temporada, acabou acertando com o Hellas Verona.

Encerrou sua passagem pelo Milan com apenas três gols marcados em 26 jogos. Atuaria por mais uma temporada na equipe do Hellas Verona antes de pendurar as chuteiras, numa carreira encurtada pelas lesões que sofreu. Rossi faleceu em 2020, vítima de um câncer no pulmão. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações