Há 40 anos, a Itália sagrava-se tricampeã mundial

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

A Itália venceu a Alemanha na decisão e conquistou o seu terceiro título mundial

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho de 2022, se completam 40 anos que a Itália conquistou o terceiro título de Copa do Mundo da sua história. Apesar das dificuldades que o time do velho continente teve ao longo da campanha, conseguiu bater grandes equipes na competição sediada na Espanha em 1982.

Para esta edição, o time base da Squadra Azzurra era composto por: Zoff; Bergomi, Gentile, Scirea e Collovati; Cabrini, Antognoni (Oriali), Tardelli; Rossi, Conti e Graziani (Altobelli). No comando técnico, o selecionado italiano tinha ninguém mais ninguém menos do que Enzo Bearzot.

Na primeira fase, os italianos empataram os três jogos: 0 a 0 diante da Seleção da Polônia, 1 a 1 com o Peru e com Camarões pelo mesmo placar. Com estes resultados, a Squadra Azzura fechou a primeira fase na segunda colocação do grupo A, empatada junto aos camaroneses com três pontos e um a menos que o time polaco, que ficou na liderança. A principal curiosidade é que a Itália só conseguiu avançar por conta do número de gols marcados: 2 contra apenas 1 dos africanos.

Já na fase seguinte, que também era dividida em grupo, mas com três equipes em cada, a Seleção Italiana conseguiu melhorar o seu aproveitamento nos resultados: bateu a Argentina pelo placar de 2 a 1, e na última rodada, venceu o Brasil por 3 a 2, em um jogo emocionante, mas que tem um gosto amargo para a torcida da Amarelinha até os dias atuais.

Na Semifinal daquele mundial, a Squadra teve de enfrentar mais uma vez a equipe da Polônia. Desta vez, o confronto entre estas duas seleções terminou com vitória dos italianos pelo placar de 2 a 0, carimbando assim, a sua vaga para a decisão. A partir dali, a equipe comandada Enzo Bearzot só esperava o vencedor do duelo entre Alemanha Ocidental e França, que aconteceria no dia seguinte e terminaria com classificação germânica, após disputa de pênaltis.


Disputando a grande decisão, o time azul conseguiu vencer os alemães pelo placar de 3 a 1. Abriu uma vantagem de 3 a 0 com gols de Rossi, Tardelli e Altobelli aos 57', 69' e 81' respectivamente, mas dois pouco tempo após o último tento, Breitner descontou. Com isso, a Squadra Azzurra voltou a conquistar este troféu que não vinha desde 1938, ano em que foi bicampeã consecutiva, já que em 34, também ganhou a competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações