Leão e sua passagem pelo Vasco entre 1978 e 1980

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Leão ficou dois anos no Vasco

Um dos maiores goleiros do futebol brasileiro completa 73 anos hoje. Emerson Leão, nasceu em Ribeirão Preto, no dia 11 de julho de 1949, e se tornou um grande jogador e também treinador. Como atleta, ele teve passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e se tornou um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, mas na sequência teve uma passagem sem brilhantismo pelo Vasco.

O seu primeiro time foi o Comercial, de Ribeirão Preto, e depois foi para o Palmeiras, onde permaneceu por alguns anos, se tornando o segundo jogador com mais jogos pelo clube, atrás apenas de Ademir da Guia. Depois de dez anos, ele deixou o clube após disputar a Copa do Mundo de 1978, e foi para o Vasco da Gama.

Todos tinham uma grande expectativa, pois Leão era um dos principais goleiros do futebol brasileiro, se não o melhor, então todos tinham uma expectativas altíssima no novo jogador vascaíno. Logo quando chegou já se tornou titular, nem precisou brigar por posição, pior a sua já era garantida no momento de sua contratação.

A equipe do Vasco naquele momento não vivia em um bom momento, mas mesmo assim Leão preferiu ir para o clube. A equipe estava em um processo de melhora para poder brigar por títulos e Leão era uma peça fundamental na renovação do elenco para conseguir os objetivos.

O goleiro era um grande líder, um cara forte no vestiário e tinha uma forte liderança perante o grupo. O Leão fez boas partidas, mas não foi o suficiente para ajudar o clube a ganhar títulos, a equipe brigava com outros grandes times, e por isso acabou ficando sem levantar taças.


O Leão ficou no Vasco até 1980 e não conquistou nenhum título. Foi vendido para o Grêmio, que no mesmo ano conseguiu ser campeão Gaúcho e no ano seguinte campeão Brasileiro pelo clube. Ainda rodou pelo Corinthians, voltou para o Palmeiras e encerrou a carreira no Sport, onde estreou como treinador e levou o time à final do Módulo Amarelo da Copa União de 1987. Já na final do Brasileirão o técnico era Jair Picerni.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações