Brasil 4x1 Itália: 52 anos do tri mundial

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Brasil venceu a Itália por 4 a 1

Nesta segunda-feira, dia 21 de junho de 2022, se completam 52 anos do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira. Na ocasião, a Amarelinha goleou a Seleção Italiana pelo placar de 4 a 1 na grande decisão da competição.

Até chegar na final, o Brasil foi líder do Grupo 3 com 100% de aproveitamento, além de ter eliminado o Peru nas quartas de final por 4 a 2 nas quartas de final e o Uruguai pelo placar de 3 a 1. Já a Itália, que terminou na primeira colocação da chave 2 com quatro pontos, despachou o México, anfitrião da competição, com uma goleada por 4 a 1 e depois a Alemanha Ocidental de 4 a 3 na prorrogação.

Com bola rolando, o selecionado brasileiro abriu o placar aos 18' com Pelé, que recebeu belíssima assistência de Rivelino. Na marca dos 37' ainda do primeiro tempo, Roberto Boninsegna empatou a partida para os italianos, aproveitando gravíssimo vacilo do sistema defensivo da equipe Canarinho.

Na etapa complementar, a Seleção Italiana não conseguiu resistir ao forte poderio ofensivo do Brasil, que se que contava com uma defesa muito bem armada. Nos 21', Gérson mandou um balaço para recolocar a Amarelinha na frente, e posteriormente deu passe para o terceiro tento, através de uma cobrança de falta de Pelé, serviu para Jairzinho completar para o fundo das redes aos 71'.

Já na reta final do jogo, Pelé, que fez uma excelente partida, puxou a marcação para si e deixou o caminho livre para o capitão Carlos Alberto na ponta direita. Com este gol, o Brasil fechou a conte e se sagrou campeão mundial pela terceira vez na sua história.


Detalhe que neste último tento, a Seleção Brasileira fez várias inversões da direita para a esquerda, sendo oito atletas de linha do tocaram na bola antes da bola chegar ao Pelé, que deu o passe para o capita concluir o placar. Há vinte anos, o a nação de todo o Reino Unido elegeu esta jogada na 36ª posição no ranking dos 100 Maiores Momentos Esportivos da história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações