Faryd Mondragón e sua curta passagem pelo Real Zaragoza

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Usando a camisa 25, Mondragón foi goleiro do Real Zaragoza por pouco tempo

Um dos goleiros históricos do futebol colombiano completa 51 anos hoje. Faryd Camilo Mondragón, nasceu em Cali, na Colômbia, no dia 21 de junho de 1971, e se tornou um excelente jogador. O goleiro passou por grandes times na América e na Europa, mas a sua primeira passagem pelo Velho Continente foi curta, defendendo o Real Zaragoza.

O jogador começou no futebol colombiano e ficou lá por alguns anos, depois começou a rodar pelo futebol americano, passou pelo Paraguai e depois foi para a Argentina. Na Argentina o goleiro conseguiu se desenvolver, até chegou a ser emprestado para atuar na Colômbia, mas acabou voltando.

Depois que retornou ao futebol Argentino, ele conseguiu se firmar e se tornar titular do Independiente. Por lá ficou algumas temporadas, conseguindo fazer grandes atuações e chamar a atenção de alguns clube ainda no continente, mas também começou a ser visado pela Europa.

Na temporada de 1998-99, o Independiente já estava percebendo que seria difícil segurar o bom goleiro, que vinha fazendo ótimas temporadas e acabou primeiro emprestando ele, quando foi sua primeira experiência na Europa.

O Real Zaragoza conseguiu tirar o jogador, que chegou e brigou por espaço no gol da equipe espanhola. O goleiro logo quando chegou não foi titular, mas ao longo dos jogos passou a ser escalado e se tornou um atleta importante para o elenco, mas tudo ainda era uma questão de adaptação.


Ainda sim, o jogador e a comissão técnica sabiam que o contrato era curto e precisavam dar um jeito nisso. O goleiro continuou sendo escalado mesmo assim, mas no final da temporada acabou voltando para a Argentina, o que não era desejado por parte do jogador.

Faryd não ficou por muito tempo na Argentina, assim que voltou ficou uma temporada, e logo depois voltou ao futebol Europeu, foi atuar pelo Galatasaray, da Turquia, e ficou lá por muitas temporadas se tornando um grande goleiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações