O "You'll Never Walk Alone" não é só uma frase e a torcida do Liverpool mostrou isso no domingo

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Liverpool FC

O Liverpool comemorou as duas copas nacionais 

A torcida do Liverpool é uma das mais fanáticas do mundo e qualquer pessoa que tenha dúvida sobre isso não pode mais ter depois dos eventos destes últimos dias. Primeiro, como de costume, os Reds provocaram uma verdadeira invasão vermelha a Paris na final da Liga dos Campeões. Depois, mesmo derrotados, colocaram 500 mil nas ruas da cidade dos Beatles para comemorar a conquista do doblete de copas nacionais. Mesmo sem as conquistas da Premier League e da Liga dos Campeões, a temporada dos comandados de Klopp foi longe de ser um fracasso.

A frase que é quase um mantra, um hino, um ethos sob o qual tudo o que se relaciona ao Liverpool roda, a conhecidíssima "You'll Never Walk Alone" nunca foi uma frase de efeito. Todos os torcedores do clube levam esse lema como um mantra pessoal e ele rege toda a filosofia do que significa torcer para o clube. Mesmo no período das vacas magras, onde a recusa de se modernizar custou muito ao outrora gigantesco time, a torcida dos Reds nunca abandonou o clube. Certamente não o faria quando Klopp, algo como a reencarnação do que um dia foi Bill Shankly, convocou os torcedores para celebrar uma temporada de duas conquistas. Além da celebração, a massiva presença de torcedores foi como uma resposta para recarregar os jogadores de sentimentos positivos e mostrar que eles seguem acreditando neste grupo e nessa camisa.

Soa estranho que o maior time da Inglaterra tenha se proposto a continuar com os planos de uma comemoração após uma triste derrota para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões, mas o planejamento já havia sido confirmado independente do resultado de Paris. A FA Cup é provavelmente a copa nacional que mais se assemelha a Copa do Brasil em valorização da conquista pelo torcedor e ela sozinha já faria com que acontecesse uma "Trophy Parade". Com a Copa da Liga, o doblete se torna especial pois, mesmo com as decepções recentes, o Liverpool ainda é o time inglês que mais ganhou taças na temporada, junto ao Chelsea.

Talvez seja difícil para alguns entender o motivo da festa, mas as palavras de Jordan Henderson resumem um perfeito porque da ocasião: "Eu não esperava nada depois de ontem e hoje os torcedores fizeram com que este fosse um dos melhores dias da minha vida". A frase mantra é sobre isso também: no momento em que os jogadores mais precisam do carinho de sua torcida, ela os abraça em congratulação a temporada espetacular que o time fez. Com isso, como disse Klopp: "nós vamos tentar de novo". O alemão foi até ousado e já pediu para que os torcedores reservem o hotel em Istambul para a próxima final de Liga dos Campeões.


A mensagem foi passada de maneira clara aos jogadores: "estamos com vocês". Muito mais que a comemoração de uma conquista de duas taças, os 500 mil em Liverpool queriam manter seu time motivado a querer mais e ficou muito claro agora que o Liverpool de Klopp quer muito mais. De "céticos" para "crentes", de fato. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações