A passagem do peruano Julio César Uribe no Cagliari

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Uribe jogando pelo Cagliari

O Campeonato Italiano anda há algum tempo despretigiado com relação a outras ligas como a Espanhola e a Inglesa, mas já foi um dia a elite máxima do futebol mundial. Nos anos 1980, a Série A e também as outras divisões da Bota permitiam apenas três estrangeiros em cada clube. Foi neste contexto que o ex-meia peruano Julio César Uribe, que completa 64 anos neste dia 9 de maio, acabou contratado pelo Cagliari no início daquela década.

Chegou a Sardenha após seu início de carreira incrível atuando pelo Sporting Cristal. Por lá, nos primeiros seis anos como profissional, seu futebol foi suficiente para fazer parte do bom time peruano que foi a Copa do Mundo de 1982 e foi lá que suas habilidades chamaram atenção da equipe italiana. Sem perder tempo, os Isolani o contrataram para a temporada 1982/1983.

Em sua primeira temporada com o clube, apesar de mostrar bom futebol pouco conseguiu fazer para evitar o descenso do time para a Série B do Campeonato Italiano. Era destaque de um time que pouco conseguia mostrar dentro de campo para evitar a tragédia. Marcou dois gols ao longo daquela edição, sendo pouco para evitar a queda do time Sardenho.

Na Série B, na primeira temporada, conseguiu ajudar a equipe Sardenha a ficar no meio da tabela, sem conseguir almejar lá grandes sucessos como uma volta a Série A, mas também sem temer o descenso. Sua terceira temporada, já com menos espaço, foi mais crítica, num momento onde os Rossoblu ficaram a beira de um descenso para a terceira divisão. Deixou o Cagliari no ano de 1985, depois de três temporadas no clube.


No total, Uribe marcou 11 gols em 69 jogos vestindo a camisa dos Sardi. Depois do Cagliari, rodou por diversos clubes até encerrar a carreira no Mannucci, do Peru, já nos anos 1990. Atualmente, segue carreira como treinador, estando agora sem clube, após passar um curto período comandando o Alianza Universidad. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações