A passagem de Luca Toni no Brescia

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Luca Toni no Brescia

Completando 45 anos neste dia 26 de maio, o atacante italiano Luca Toni, já aposentado dos gramados, foi dentro de campo um dos mais prolíficos "fazedores de gol" do futebol. Conhecedor da área como poucos e exímio cabeceador, ele teve passagens marcantes pela Fiorentina, pelo Palermo e pelo Bayern de Munique. Sua carreira foi decolar quando já tinha alguma idade, nos anos em que passou atuando pelo Brescia, no início da década de 2000.

Chegou aos Biancazzurri na temporada 2001/2002, quando o clube possuía alguns nomes interessantes no elenco incluindo Pep Guardiola, o atual treinador mais badalado do mundo e na época um experiente volante já em fim de trajetória no mundo da bola e Roberto Baggio, que dispensa apresentações. A equipe chegava a Série A com Carlo Mazzone e pretendia fazer bonito na competição.

Toni foi trazido de uma boa temporada no Vincenza e rapidamente se adaptou ao Brescia, se tornando a flecha que o time necessitava e sendo decisivo nas boas partidas que os Rondinelle fizeram naquela temporada no Campeonato Italiano. Na 13ª posição, a equipe escapou com alguma tranquilidade de uma possível queda e Luca Toni marcou 14 gols ao longo da temporada. Foi o artilheiro do time.

Curiosamente, atrapalhado por lesões e por uma queda técnica, caiu de desempenho no biênio seguinte e esteve muito longe de ser o mesmo na temporada 2002/2003. Marcou apenas dois gols ao longo do ano e caiu de rendimento, porém ainda assim seguiu sendo procurado por outras equipes, sendo contratado pelo Palermo ao fim daquela temporada. 


Deixou o Brescia com 16 gols em 50 jogos pela equipe, passando a viver seu auge nos anos seguintes. Assombrou o mundo principalmente atuando pelo Bayern, onde foi artilheiro da Bundesliga. Depois de uma lesão no clube alemão, foi voltar aos tempos artilheiros cansando de balançar as redes nos seus últimos anos jogando pelo Hellas Verona. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações