Carvalho Leite – O segundo maior artilheiro da história do Botafogo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Carvalho Leite tem 273 gols pelo Botafogo

Um dos maiores jogadores da história gloriosa do Botafogo tem seu nascimento completando 110 anos hoje. Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite, mais conhecido como Carvalho Leite, nasceu em Niterói, no dia 26 de maio de 1912 e acabou falecendo 19 de junho de 2004.

O Botafogo que tem uma belíssima história e com passagens de grandes jogadores, que fizeram história no futebol brasileiro, e Carvalho Leite é um deles. O atacante chegou no clube no início da década de 30, com apenas 17 anos, mas já chegou mostrando seu ótimo futebol.

O atacante desde que chegou mostrou que era diferente e jogava com uma leveza surreal, mesmo jovem tinha uma tranquilidade e uma inteligência muito diferente dos outros. Carvalho ia se destacando a cada jogo e fazendo gols, era muito artilheiro, tinha uma frieza na hora de finalizar.

O Botafogo com a ajuda do atacante conquistou o Campeonato Carioca de 1930, logo em sua primeira temporada pelo clube e foi o artilheiro da equipe na competição. Em 1931, o Fogão conquistou o Rio São Paulo, novamente com a ótima fase do atacante, que sempre deixava seus gols.

A partir de 1931, o Botafogo viveu uma dinastia no futebol carioca e conquistando títulos atrás de títulos. O atacante foi entrando para a história do clube e se tornando cada vez mais artilheiro, com seus gols ajudava o clube a ir conquistando as competições estaduais.

Mesmo jovem, o atacante já fazia parte do elenco da Seleção Brasileira, participou da Copa do Mundo de 1930, com apenas 18 anos. Não foi apenas essa, em 34, Carvalho voltou a ser convocado para a sua segunda competição mundial.

Pelo Botafogo a boa fase continuou e o jogador entrou para a história do clube e da competição com o Tetracampeonato Carioca, o primeiro e único até o momento. O Fogão levantou o título em 1932, 33, 34 e 35. A equipe era temida no estado e tinha uma equipe fantástica, por isso ocorreu essa dinastia no Rio de Janeiro.

Mesmo sem ganhar mais títulos, o jogador continuou fazendo gols e foi artilheiro do campeonato Carioca de 1936, 38 e 39, mas infelizmente o Botafogo não se consagrou campeão.


O jogador continuava voando com a camisa do Botafogo, mas acabou tendo uma lesão contra o Bonsucesso e em 1942 fez sua despedida com a camisa do Fogão. O atacante deixou o clube com 273 gols em 326 jogos, uma média altíssima e se tornou o maior artilheiro da história do clube, mas depois foi ultrapassado pelo Quarentinha, que fez 313 gols.

Após encerrar a carreira, assumiu a equipe do Botafogo como treinador, mas ficou por pouco tempo. Carvalho ainda voltou em 1950 permanecendo até 52 e depois deixou a carreira de treinador. Além de técnico, o ex-atacante se tornou médico do clube por muito tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações