A curta e estranha passagem de Bergkamp pela Internazionale

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Bergkamp atuando na Inter

Considerado um dos mais talentosos jogadores holandeses de toda a história, o meia-atacante Dennis Bergkamp, que completa 53 anos neste dia 10, ficou marcado em sua carreira pelo sucesso vestindo as camisas de Ajax e Arsenal. Dono de grande categoria e de um chute de potência, ele chamou a atenção de vários clubes do mundo nos anos 1990, quando já tinha estourado atuando pelo Ajax. Em 1993, acabou se transferindo ao futebol italiano, indo jogar pela Internazionale, onde teria uma passagem curta e "estranha".

Bergkamp chegou a um time da Inter que causava grandes expectativas no torcedor na temporada 1993/1994. O time com a chegada de Dennis contava com nomes do naipe de Zenga, Bergomi, Pancev, Jonk, Berti e até Toto Schillachi. Muitos interistas sonhavam até com o Scudetto, mas a temporada seria muito mais difícil do que se indicaria no início naquele ano, que foi de imensas tribulações para os Nerazzurri.

Bergkamp teve dificuldades para se encaixar no sistema extremamente defensivo de Osvaldo Bagnoli e a Inter teve dificuldades de se encaixar como um time naquele biênio. No italiano, a equipe em nenhum momento conseguiu engrenar e houve um temor pelo rebaixamento durante toda a temporada, já que a Beneamata nunca conseguiu afastar completamente esse risco. Bergkamp marcou apenas oito gols ao longo da temporada da Série A, onde a Inter correu constante risco de cair e ficou apenas um ponto acima do Z4.

O sucesso do holandês vestindo nerazzurro veio na Copa da UEFA, onde parecia que uma outra Internazionale atuava e o time foi avançando atropelando todos que vinham pela frente. Ele foi o artilheiro da competição e ajudou a Inter a chegar na decisão, que ela venceu contra o Austria Salzburg, hoje o Red Bull Salzburg, vencendo os dois jogos da final por 2 a 0, em Salzburgo e em Milão.

Já na temporada 1994/1995, quando se esperava que Bergkamp encaixasse, ele não conseguiu se firmar no time e acabou perdendo cada vez mais espaço, jogando mal durante todo o ano e no fim sendo negociado com o Arsenal, onde o holandês faria história. A Inter, que recém passava a batuta de Massimo Moratti, demoraria até os anos 2000 para de fato se encontrar como clube. 


Bergkamp encerrou sua passagem pela Inter com 29 gols em 81 jogos atuando com a camisa azul e preta. Números que apesar de não tão baixos, representaram um atleta que esteve muito distante do que se esperava, ainda que seja lembrado até hoje pela positiva história na Copa da UEFA. O holandês encerrou a carreira em 2006, atuando pelo próprio Arsenal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações