Como estão os principais campeonatos nacionais da Europa no final da temporada

Por Lucas Paes
Foto: Tiziana Fabi/AFP

Inter e Milan têm disputa aberta na Itália

Com o meio do ano chegando, vão se aproximando as definições dos principais campeonatos nacionais da Europa. Além das semifinais dos três torneios continentais de lá, diversas disputas abertas e interessantes marcarão o final da temporada e agitarão torcidas em diversos países, com alguns dos principais possuindo ainda muita coisa para se definir e até o título ainda em disputa. Seja uma rispida luta entre rivais eternos ou a mais excitante antítese do futebol atual no mundo.

Bundesliga (Alemanha): para variar um pouco, o título do Campeonato Alemão está basicamente definido, já que o Bayern tem já distantes nove pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund. A disputa mais excitante no final da temporada se dá pela última vaga na Liga dos Campeões, que envolve um ponto apenas de diferença entre o Leverkusen, quarto colocado e o quinto que é o Freiburg. Union Berlin, Colônia e Hoffenhein ainda fazem também uma boa rixa pela vaga na Conference League, em mais um bom e surpreendente ano do time da capital. Na parte debaixo da tabela, Arminia, Stuttgart, Hertha, Augsburg e em proporção menor o Wolfsburg lutam contra o descenso. 

A Copa, por sua vez, terá nesta semana as semifinais entre Hamburgo x Freiburg e RB Leipzig x Union Berlin. Ainda que não necessariamente inédito, mas teremos neste ano um campeão diferente dos quase sempre donos da taça Bayern e Borussia Dortmund.

La Liga (Espanha): no Campeonato Espanhol, o Real Madrid caminha à passos quilométricos para o título. Os Merengues possuem uma vantagem de quinze pontos para o Barça, que tem dois jogos a menos, mas ainda assim deve ser complicado para que os azulgranas consigam evitar mais um título madridista. Sevilla, Atlético, Bétis e Real Sociedad fazem boas disputas pelas vagas europeias, com apenas cinco pontos separando os dois primeiros dos dois últimos citados. No rebaixamento, Levante, Aláves e Cádiz estão na zona, porém todos tem poucos pontos a menos que o Mallorca e o Granada e Rayo Vallecano e Getafe ainda olham com cuidado para o andar debaixo. No sábado, a Copa do Rei será decidida entre Bétis e Valencia.

Ligue 1 (França): na França, o PSG de Neymar, Messi e Mbappé só não é campeão por uma formalidade chamada garantir matematicamente a taça, já que a diferença para o Marseille é de 15 pontos. O Rennes ainda sonha com a Liga dos Campeões, enquanto disputa vaga nas competições europeias com Strasbourg, Mônaco e Lens, com o Lyon correndo por fora. A disputa contra o descenso envolve quase toda a parte final da tabela, o que inclui o Saint-Étienne que está a apenas um ponto da zona. No dia 7 de maio, Nice e Nantes fazem a final da Copa da França.

Premier League (Inglaterra): adivinhem só quem está disputando o título inglês? Quem chutou Manchester City e Liverpool, obviamente acertou. Outra vez, as máquinas competitivas de Klopp e Guardiola simplesmente pulverizaram a concorrência e apenas um ponto separa o City dos Reds. A disputa será ferrenha neste final de campeonato. Tottenham, Manchester United, Arsenal e até o West Ham brigam pela última vaga na Liga dos Campeões e, é claro, pelas vagas em outras competições europeias. Na parte debaixo, que tem Watford e Norwich basicamente afundados, o Burnley luta ferrenhamente com o Everton para evitar o descenso, com o Leeds olhando ambos de soslaio. A Copa da Liga teve o Liverpool como campeão em cima do Chelsea e a FA Cup terá, veja só, uma final entre Liverpool e Chelsea também. 

Série A (Itália): a Itália saiu de um domínio de uma década da Juventus para um título até fácil da Inter e agora vive uma disputa ferrenha entre Milan e Inter pelo Scudetto, com o Napoli ainda observando e tentando buscar a taça. O problema é que a Inter, que ainda tem um jogo a menos, assumirá a liderança se vencer esta partida diante do Bologna e voltará a depender só de si pela taça. A disputa, porém, será ferrenha. O G4 dificilmente fugirá dos três citados e da Juventus. Roma, Fiorentina, Lazio e com poucas chances, Atalanta, disputam ainda as vagas para a Europa e a Conference League.  


Em meio à isso, os rivais de Milão ainda disputam vaga na final da Copa da Itália, com o primeiro jogo das semifinais tendo ficado em 0 a 0. A decisão provavelmente será contra a Juve, que bateu a Fiorentina fora de casa na outra semifinal e agora basta o empate em casa para ir à final.  

Outros campeonatos: outras disputas interessantes desse final de temporada são o Campeonato Holandês, onde o Ajax e o PSV estão separados por apenas quatro pontos e a Bélgica, que entra em sua "fase final" com a definição se a bonita história do Union St. Gilloise terminará em festa para o time. Portugal tem o Porto com enorme vantagem para conquistar a liga. Outros torneios mais periféricos, como a Grécia (Olympiakos) e a Escócia (Celtic) parecem estar mais próximos de uma definição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações