A incrível história de um renascimento - Union Saint-Gilloise vira sensação da Bélgica

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Union Saint-Gilloise

O Union St. Gilloise lidera o campeonato belga

Uma das histórias mais incríveis do futebol mundial em 2021 vai por enquanto acontecendo no futebol belga. O mesmo lugar que foi palco da maluca cena da invasão de torcedores em um jogo do Sporting Charleroi hoje sedia uma das histórias mais incríveis de todo o futebol. Com uma campanha simplesmente irrepreensível, o Union Saint-Gilloise, os atuais campeões da segunda divisão, vão liderando a elite do país, mais conhecida como Jupiler League, já com o campeonato entrando no segundo turno.

Não se trata necessariamente de um time sem história. O Union St-Gilloise era uma das maiores forças do futebol belga no início do século passado, tendo conquistado 11 títulos nacionais entre os anos de 1900 e 1940, mas seu último título foi no já distante 1935. Desde então, o clube viveu uma decadência  passou por crises, mas recentemente vive um crescimento desde que foi comprado por britânicos.

A vida do Union não é fácil. Dividir a cidade de Bruxelas com o Anderlecht, que é uma força do futebol local e tem inclusive títulos, no plural mesmo, internacionais complica a vida do time azul e amarelo. Os unionistas jogam no modesto Stade Joseph Marien, com capacidade para nove mil pessoas e cercado por uma área verde que torna a paisagem inclusive bem bonita. A faixada do estádio parece assim como o clube ter parado no tempo.

A história do Union começou a mudar há três anos atrás, quando Tony Bloom, dono do Brighton Hove & Albion, comprou o clube belga junto a um de seus sócios. O clima favorecia a compra, que encaixou nos critérios de ser um time próximo a Londres, com potencial para crescimento. Os novos donos foram bem vindos pela torcida, que sentia que aquilo poderia ser o início de uma nova era, depois de décadas frequentando as divisões inferiores.

O clube hoje é gerido por três "jovens", pelo menos no que se refere a negócios e possui vários princípios que são levados em conta para transferência de jogadores. O processo demora meses, envolve análises táticas, técnicas e comportamentais, com esta última sendo levada muito a sério, e é uma das chaves do sucesso primeiro na segunda divisão e depois, neste momento pelo menos, na Jupiler Pro League. Um dos destaques do time foi contratado assim, o ótimo atacante Dante Venzier, trazido por empréstimo e depois vindo permanentemente do Genk. Ele foi o destaque da campanha do título da segunda divisão e segue voando atualmente, inclusive sendo convocado para a seleção nacional.

Comandados por Felice Mazzu, que já passou por grandes times do país, o Union tem encantado o país com um bom futebol e principalmente com os gols que parecem sair a todo o momento dos pés de Venzier e também do artilheiraço Deniz Undav. Além deles, o ótimo lateral Nieuwkoop e o xerifão inglês Burgess são outros dos grandes destaques do time, que com méritos ocupa a primeira posição, com 14 vitórias, quatro empates e uma derrota ao longo da competição. 

Para ser campeão, além de ocupar a liderança até a 34ª rodada, o Union terá de também vencer os playoffs do título, que envolvem os quatro primeiros colocados jogando entre si em ida e volta. Na mais recente partida, vitória sobre o Zulte Waregen por 2 a 0, fora de casa. São agora 47 gols marcados em 19 jogos, números impressionantes que se somam a apenas 18 gols sofridos. Não é a toa que a liderança vem com certa vantagem para o Brugge. 


Independente do que acontecer nesta temporada, o Union já é uma das melhores trajetórias do futebol em 2021. Com uma filosofia que colocou o time de volta no topo, o corpo diretor pretende reestruturar a equipe para que ela se torne forte e sustentável até muito depois que os donos deixarem a equipe. Seguiremos então acompanhando a saga do time que pode ser um "Leicester City" alternativo. Uma coisa parece muito certa: o Union Saint-Gilloise voltou para ficar. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações