Matthias Sindelaar - O craque que não se curvou ao nazismo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Sindelaar é um dos grandes nomes do futebol austríaco

Há 83 anos, o futebol perdia um de seus grandes heróis em aspectos extra-campo. O Austríaco Matthias Sindelaar, grande jogador de seu país na era pré-Segunda Guerra Mundial, foi encontrado morto junto a sua namorada na época num dia 23 de fevereiro como hoje, só que em 1938. Pouco antes, o atacante havia comemorado um gol gozando de sua alegria a frente de diversos generais nazistas, o que leva muitos a acreditarem que ele foi assassinado.

Nascido em 1903, Sindelaar passou toda a sua carreira profissional jogando pelo Austria Vienna, um dos times mais fortes do seu país. Começou no futebol profissional relativamente tarde, já com mais de 22 anos, mas se tornou um dos grandes artilheiros da história do Austria. Era chamado de homem de papel, devido ao fato de ser alto e magro, porém extremamente habilidoso. 

Representou a sua seleção na Copa do Mundo de 1934. Naquela competição, os austríacos foram até as semifinais, quando acabaram batidos pelos italianos, que seriam campeões, perdendo depois a decisão do terceiro lugar para a Alemanha. Naquela competição, ele marcou um gol, o primeiro na vitória contra os franceses, nas quartas de final, que na verdade foram a primeira fase daquela competição.

No dia 3 de abril de 1938, Sindelaar era parte do time austríaco que enfrentava a Alemanha, já sob o comando do terceiro Reich, no Hater Stadion, hoje o Ernst Happel, pouco após os germânicos haverem anexado a Áustria, com os nazistas ordenando a dissolução da seleção nacional austríaca. Depois de um jogo onde parecia que o time "da casa" havia perdido chances "de propósito", Sindelaar e Sesta marcaram os gols que deram a vitória aos austríacos, com Sindelaar, segundo relatos,comemorando efusivamente na frente de integrantes da comitiva alemã. 


Após isso, já também devido a idade, recusou todos os convites para atuar pela seleção alemã do Reich. Viveu em seu apartamento em Viena com a namorada até que foi encontrado morto junto a sua namorada. A causa da morte foi envenenamento por dióxido de carbono. Uma vizinha do jogador já havia reportado problemas com vazamento do gás pouco antes, o que leva a crer que pode ter sido um acidente, mas a fichade Sindelaar estava com a Gestapo, a polícia nazista.

Recebeu homenagens após a morte, incluindo um poema do escritor Friederich Torberg. Foi eleito o melhor jogador austríaco do século pela IFFHS, em 1999. Um amigo de longa data garantiu que a morte fosse registrada como um acidente, para que pudesse receber uma "Cova de Honra", já que as regras nazistas não permitiam isso a criminosos ou a suicidas. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações