Bastoni - O defensor "trequartista" que é essencial na briga pelo bi da Inter

Por Lucas Paes
Foto: Inter.it

Bastoni fez um gol e deu uma assistência na vitória da Inter

O jovem zagueiro Alessandro Bastoni, de 22 anos, é um dos mais promissores jogadores de sua posição no futebol mundial. Dono de ótimas atuações defensivas, o camisa 95 da Internazionale se destaca também com a bola no pé, sendo possuidor de grandes qualidades ofensivas também. Num tempo onde zagueiros tem de participar mais do jogo, o italiano é essencial numa Inter que varia muito taticamente nas formas de atacar e defender, atuando ofensivamente muito mais como lateral e trequartista do que como zagueiro.

Comprado pela Inter em 2017, Bastoni começou a chamar atenção após um empréstimo onde passou pelo Parma e chegou a Inter já sob o comando de Conte se tornando rapidamente titular da posição. Numa equipe que jogava com três zagueiros e que era cadenciada e organziada, ele rapidamente começou a se destacar não só pelas boas atuações defensivas, mas pela criação de jogadas. Se este traço porém já existia com Conte, com Izaghi virou parte essencial do time.

A posição de Trequartista, no futebol italiano, é algo como um camisa 10, o criador de jogadas, muitas vezes vindo desde a posição de volante até movimentações na parte ofensiva. Por incrível que pareça, no momento ofensivo da Internazionale, essa é uma das funções que Bastoni faz. Barella, o meia ofensivo do time, muitas vezes se movimenta e aparece próximo aos atacantes, esperando passes vindos justamente do zagueirão da camisa 95. 

Os passes do defensor interista muitas vezes quebram completamente as linhas adversárias. Essa qualidade nos passes, lançamentos e cruzamentos permite ao zagueiro já possuir três na atual edição da Série A Italiana, além de participações em jogadas de gol. Curiosamente, porém, o gol contra a Lazio neste domingo foi o primeiro dele na temporada. Acabou saindo num chute de longe de fazer inveja à muitos meias do futebol mundial. 

O sistema interista como um todo não funcionaria sem a presença de Bastoni na equipe. Defensivamente, ele é essencial na trinca de zagueiros que faz com que a equipe nerazzurri tenha a melhor defesa do Campeonato Italiano na temporada. Ofensivamente, como já citado, a tática de Inzaghi depende muito da criatividade do seu zagueiro, que aparece na fase ofensiva tanto como um trequartista, como já citado, quanto como um lateral, muitas vezes dando passes próximos a área.


Diversos compilados de lances no Youtube, como este, mostram as qualidades tanto defensivas quanto ofensivas do camisa 95. Seu futebol já foi suficiente para despertar o interesse do Real Madrid, que sonda o atleta. A atuação contra a Lazio mostra muito da importância sua, quando faz um golaço de fora da área e depois acha uma assistência incrível para Skriniar marcar o gol da vitória interista. Ele foi dono das ações.

Em tempos de Van Djik, Ruben Dias, Thiago Silva, Marquinhos e tantos outros zagueiros bons com a bola no pé, Bastoni talvez seja o primeiro grande italiano da "geração Z" à conseguir se adaptar a função de defender e criar num time de futebol. Segue e seguirá sendo peça essencial na briga que a Inter trava e tem certa vantagem pelo bicampeonato italiano. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações