Os 42 anos do Brasileirão invicto do Internacional

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Jogadores do Inter comemoram o título de 1979

Há exatos 42 anos neste dia 23 de dezembro, completam-se 42 anos de um dos maiores feitos de toda a história do futebol brasileiro. Em 1979, o Internacional conquistou o único título do Brasileirão conquistado de forma invicta a partir do momento em que os campeonatos tiveram forma mista e não mais só mata-mata. Aquele título fechava o ciclo de uma geração de ouro do Colorado.

Títulos invictos são coisas raras em qualquer campeonato do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, a Premier League teve só um campeão invicto, com o Arsenal, em 2004, feito que lhes valeu um troféu dourado. No Brasil, até houveram outros além do Inter, mas esses títulos ocorreram na Taça Brasil, onde era muito mais simples conquistar o título de maneira invicta já que o campeonato era de mata-mata e alguns campeões entraram nas semifinais. 

Comandado por Ênio Andrade, o Inter ainda tinha em suas linhas parte do elenco campeão em 1975, com Falcão sendo o destaque, mas contava com outros nomes, como Mário Sérgio, que permitia ao time variar entre um 4-3-3 e um 4-4-2, já que hora o calvo ficava no meio-campo e hora ocupava uma das posições no ataque, com essa variação, o Inter conseguia enganar vários adversários. Naquele Brasileirão, facilitava a missão do Inter o fato de só o Palmeiras, dos quatro grande de São Paulo, jogar a competição. 

Na primeira fase da competição, o Inter liderou um grupo com America, do Rio, Operário, do Mato Grosso do Sul, Grêmio, Santa Cruz, Atlético Paranaense, Figueirense, Coritiba, Rio Branco e Sport e se classificou na liderança com seis vitórias e um empate em nove jogos disputados, o que permitiu aos gaúchos fazerem 15 pontos, numa época onde a vitória valia dois pontos.

Na segunda fase, o Colorado caiu num grupo relativamente fácil, com Desportiva Ferroviária, Inter de Limeira, Caldense, São Paulo do Rio Grande do Sul, Anapolina, Goytacaz e outro classificado, o Atlético Paranaense, na época ainda Atlético. Passou com quatro vitórias e três empates sem muitas dificuldades. 

Na terceira etapa do campeonato, quando curiosamente teve adversários muito mais complicados, o Inter atropelou Goiás, Cruzeiro e Galo e passou com três vitórias, se classificando as semifinais, onde eliminaram o Verdão com uma vitória por 3 a 2 em São Paulo e um empate por 1 a 1 em Porto Alegre, a decisão seria contra o Vasco da Gama.

Na final, o Inter foi ao Maracanã no primeiro jogo e não tomou conhecimento do time vascaíno, vencendo por 2 a 0 e sequer dando chance a Dinamite e Cia. Na volta, no dia 23 de dezembro, no Beira- Rio lotado, o Vasco veio desesperado para cima mas cedeu espaços ao Inter, que marcou com Jair e com Falcão e abriu boa vantagem. Wilsinho até diminuiu, mas o histórico título invicto já estava na mão dos colorados.


Foram 16 vitórias e sete empates em 23 jogos, com 40 gols feitos e apenas 13 sofridos. Aquele é até hoje o último título do Brasileirão do Inter, que amargou diversos quases, o mais recente obviamente em 2020, sendo também um dos mais tristes. Desde então, só o Corinthians chegou perto do feito, com o terceiro lugar com uma derrota em 1993. Antes, o Galo havia conseguido a proeza de um vice-campeonato invicto em 1977.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações