Há 20 anos, Athletico Paranaense conquistava o Brasileirão

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Jogadores do Furacão comeraram o título

Há 20 anosm o Athletico (na época Atlético) Paranaense ganhava pela primeira vez um campeonato nacional. Com um grande time, além da fase espetacular de Alex Mineiro, a equipe foi campeã brasileira. Depois de uma primeira fase muito boa, no mata-mata também não foi diferente, e no dia 23 de dezembro de 2001 enfrentou o São Caetano na final e se consagrou com o título.

O regulamento da competição na época era diferente dos moldes atuais, a primeira fase era formada por 28 equipes, e cada uma jogava contra a outra. Os oito primeiros colocados se classificavam para a fase final da competição, e os 4 últimos caem para a Série B.

A primeira fase do Athletico foi muito boa, e passou com certa tranquilidade para a fase final, ficando atrás apenas do São Caetano que ficou com 59 pontos, e o time paranaense teve 51. Já mostrava os dois grandes times da competição do momento, o clube paulista terminou com a melhor defesa da fase inicial, e o Furacão com o melhor ataque.

Os oito primeiros classificados foram: São Caetano, Athletico Paranaense, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio, Ponte Preta, São Paulo e Bahia. O mata-mata era feito em jogo único, exceção da grande final. Nas quartas o Furacão enfrentou o Tricolor Paulista, e se classificou com uma vitória por 2 a 1 em casa.

Nas semifinais o Furacão enfrentou o Tricolor Carioca, e em jogo muito complicado, conseguiu a classificação com uma vitória por 3 a 2, e garantiu a vaga para a final. Enquanto isso, seu adversário São Caetano, eliminou o Bahia com um empate por 0 a 0 (empate garantia a classificação para o time de melhor campanha), e depois vencendo o Atlético Mineiro por 2 a 1.

A primeira grande final aconteceu na Arena da Baixada, em Curitiba, com um público superior a 30 mil pessoas. E quem esteve naquela noite, viu umas das melhores partidas da carreira de Alex Mineiro, que fez história naquele dia. O atacante se tornou o quarto jogador a marcar quatro gols em uma série final de Campeonato Brasileiro, anotando três no jogo de ida e um na partida decisiva. Antes dele, Pelé do Santos em 1963, Dirceu Lopes do Cruzeiro em 1966 e Fernando Ferretti do Botafogo em 1968.

A primeira partida acabou sendo decisiva para o confronto, graças a Alex Mineiro, o furacão conseguiu uma grande vitória, dando uma certa tranquilidade para o jogo de volta. A partida terminou em 4 a 2 para o Athletico, além de Alex, Ilan marcou também, e por parte do São Caetano, Mancini e Marcos Paulo anotaram para o clube.


Na esperada partida final, o São Caetano jogava em casa, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O jogo foi complicado e com uma pressão da torcida em busca do resultado, mas não adiantou, e o Athletico venceu novamente. Com gol do Alex Mineiro, o grande jogador da final, o Furacão se tornou campeão com uma vitória simples por 1 a 0.

O time Campeão Brasileiro era formado por: Flávio; Nem, Gustavo e Rogério Corrêa; Alessandro, Cocito, Adriano, Kléberson e Fabiano; Kléber Pereira e Alex Mineiro. Geninho comandou a equipe.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações