O Independiente campeão mundial de 1973

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Independiente foi campeão Intercontinental em 1973

No dia 28 de novembro do ano de 1973, o Independiente conquistou o seu primeiro título mundial. Naquela oportunidade, a competição ainda era conhecida como Copa Intercontinental e juntava o campeão da Liga dos Campeões da Europa e o vencedor da Taça Libertadores da América. Em modelo de partidas de ida e volta, as duas equipes envolvidas decidiriam quem seria o ganhador do troféu.

Pelo regulamento, o Ajax, que conquistou a competição europeia da temporada 1972-1973 sobre a Juventus, teria de enfrentar o Independiente de Avellaneda, que havia vencido a sua quarta Libertadores naquele mesmo ano. Por alguma coincidência, holandeses e argentinos repetiriam o confronto de 1972. Para os sul-americanos, esta seria uma grande chance dos Diablos Rojos se 'vingarem' da derrota por 1 a 0 no ano anterior.

Mas por conta do grande desentendimento entre Conmebol e UEFA, além das rusgas que ficaram do jogo da final de 1972, o clube de Amsterdam decidiu abrir mão da sua vaga e afirmou que só voltaria atrás desta decisão caso um time de outro país vencesse o torneiro da América do Sul. Como a equipe argentina foi a campeã, o Ajax não quis disputar o título mundial e alegou dificuldades financeiras, mesmo que muitos dirigentes soubessem o exato motivo para não jogar com o time vermelho de Avellaneda.

Para substituir o time holandês, a Juventus, que foi a vice campeã europeia naquela ano, foi a convidada. Porém, a Vecchia Signora não aceitou o convite por conta dos grave incidentes de 1969, com o Milan. Para que conseguisse disputar o título, a equipe de Turim fez uma contra-proposta. Os italianos queriam que o Mundial fosse disputado em partida única na Itália, mas desta fez, seria a vez dos argentinos fazerem reclamações.

Depois de muita negociação, o Independiente abriu mão do rodízio que apontava o jogo de volta na Argentina e aceitou a primeira reivindicação da Juve, mesmo sabendo que existia o risco de perder o título mundial mais uma vez. Por causa do tempo de demora para selar o acordo entre as duas partes, a disputa do troféu Intercontinental só foi acontecer no final do ano.

Finalmente, no dia 28 de novembro de 1973, o Estádio Olímpico de Roma recebeu a final entre Independiente e Juventus. O torneio foi mal organizado, além do triste fato estar vivendo uma crise. O jogo ocorreu em uma tarde de quarta-feira em campo neutro. Nas arquibancadas, um pouco mais de 22 mil torcedores foram ao estádio, sendo que 72 mil lugares estavam disponíveis.


Com bola rolando, os italianos tiveram um amplo domínio do jogo, mas não conseguiram fazer o seu gol. Cuccureddu, o meia da Juventus, chegou a desperdiçar uma penalidade máxima no segundo tempo. Além disso, o goleiro Santoro estava operando milagres e salvando os argentino. Foi então, que na marca dos 35' da etapa final, o meia Bochini conseguiu acertar um chute forte na saída do goleiro Zoff. No meio do caminho, a bola desviou no zagueiro Gentile, ganhou altura e foi morrer no fundo das redes da Juventus. Se segurando de todas as maneiras possíveis na defesa, o os Diablos Rojos conseguiram manter o placar magro de 1 a 0 até o apito final.

Assim que a partida foi encerrada, o torcedor do Independiente pôde soltar aquele grito de campeão mundial que estava entalado na garganta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações