O Palmeiras campeão da Taça Brasil em 1960

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Time do Palmeiras que venceu a Taça Brasil

Independente da polêmica de quem considera ou não títulos brasileiros (oficialmente são), o Palmeiras é o maior detentor de títulos nacionais do futebol brasileiro. Tradicional, o Verdão era o principal adversário do Santos quando este tinha em suas linhas um tal de Pelé. Com o time da Academia, o Porco ganhou diversos títulos, entre eles o da Taça Brasil de 1960, que foi o primeiro dos títulos nacionais alviverdes.

A Taça Brasil tinha um funcionamento curioso, com zonas regionais que definiam os times classificados a fase semifinal, onde entravam Palmeiras e Santa Cruz, privilegiados pela campanha das seleções do estado de São Paulo e de Pernambuco no campeonato nacional de seleções estaduais. Atual campeão, o Bahia por exemplo acabou eliminado na final regional diante do Fortaleza.

Privilegiado pelo Paulistão, o Verdão entrou na competição direto nas semifinais. Teve como adversário o Fluminense, que se sentiu satisfeito após segurar o empate sem gols diante da torcida palmeirense no Pacaembu. Guerreiro, porém, o time palmeirense foi até o Maracanã e venceu o Fluzão por 1 a 0, com gol de Humberto Tozzi, se classificando para as finais.

Na outra semifinal, o confronto entre Santa Cruz e Fortaleza colocou os tricolores do Ceará na decisão. A ida foi disputada no Presidente Vargas e o Leão do Pici não foi páreo para o ótimo futebol palmeirense. O Verdão fez 3 a 0 em 19 minutos, com dois gols de Romeiro e um de Tozzi. No segundo tempo, Bené fez o gol de honra tricolor. 

Na volta, no Pacaembu, os palestrinos não tomaram conhecimento do Fortaleza. Charuto até abriu o placar para os visitantes, mas o que se viu depois foi um atropelo. Zequinha, Chinesinho, Romeiro e Juninho Botelho botaram o placar em 4 a 1. Charuto até diminuiu de novo no fim do primeiro tempo, mas a etapa final foi um show de um time só. Osvaldo Cruz, duas vezes, Chinesinho de novo e o craque Tozzi fizeram os gols da goleada por 8 a 2 do Palmeiras, que deu o primeiro título nacional ao clube.


O título de 1960 foi o primeiro dos mais de 10 títulos nacionais do Alviverde Imponente. O Verdão só voltaria ao topo do campeonato nacional no ano de 1967, quando inclusive conquistou a Taça Brasil e o Robertão no mesmo ano. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações