De novo! A tradição do treinador Cuca de deixar as equipes ao fim das temporadas

Por Lula Terras
Foto: divulgação

Sim, mesmo com o 2021 vitorioso, Cuca deixou o Atlético Mineiro

Em todo final de ano, temos algumas tradições que são preservadas. As comemorações natalinas, com seus rituais religiosos, farturas de alimentos em várias mesas familiares, outras nem tanto nababescas, das famílias que contam com a solidariedade das pessoas e outras, infelizmente, sem essa sorte toda, devido a vivermos num País extremamente injusto socialmente. Temos ainda a passagem do ano, com eventos colossais, artistas famosos sendo atração em Réveillons super produzidos, enfim são muitas as tradições nos finais de ano.

Saindo desta linha, temos outras tradições existentes, outras se transformando, como no Mundo do Futebol, período que coincide com os finais das competições esportivas no Brasil, férias dos atletas e as tradicionais peladas, promovidas pelas grandes estrelas da modalidade, muitas das quais, com sentido social, para ajudar os menos favorecidos, atitude louvável.

Ainda no futebol tivemos, mais uma vez, a decisão do grande treinador Cuca de abandonar o clube que vinha dirigindo durante a temporada, alegando problemas familiares, e que ficará um bom período longe do futebol, para ficar mais próximo da família.

Essa atitude de Cuca, a meu ver, já pode ser incluída entre as tradições de final de ano. Fora algumas exceções, essa tradição podemos dizer que começou, quando foi dirigir o Shandong Luneng, da China, em 2013, após sair de um Atlético Mineiro campeão da Libertadores. Ele deixou o time chinês, no dia 6 de dezembro de 2015.

De volta ao Brasil, Cuca não tem ficado, nem 10 meses, nas equipes que dirigiu. Entre as quais, grandes rivais paulistas: No Palmeiras, de 14 de março a 11 de dezembro de 2016 (não renovou mesmo sendo campeão brasileiro); novamente, no Palmeiras, para onde retorna quatro meses depois de ter saído, de 9 de maio a 13 de outubro de 2017 (rescindiu o contrato); Santos, de 30 de julho a 3 de dezembro de 2018 (problema cardíaco e atritos com diretoria); São Paulo, de 01 de abril a 26 de setembro (pediu demissão); novamente o Santos, com contrato de 07 de agosto de 2020 a fevereiro de 2021 (não renovou o contrato mesmo tendo sido vice da Libertadores com um time que poucos acreditavam).


Sua passagem pelo Atlético Mineiro, em 2021, foi de grandes conquistas, como o Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, que colocou o Galo Mineiro como um dos favoritos para as principais competições previstas para a temporada de 2022. Tudo bem, apenas um detalhe a ser destacado, que será a ausência de Cuca, no banco de reservas, comandando o elenco. Desta vez, sua saída tem a ver, segundo o próprio, com motivos familiares e que não pretende trabalhar tão cedo. Resta a nós, amentes do futebol e admiradores do trabalho de Cuca, torcer para que os problemas não sejam tão graves que o impeçam de voltar a mostrar sua capacidade, nos campos de futebol. Torço ainda que essas decisões surpreendentes de Cuca não seja apenas uma desculpa. Será que em pouco tempo ele anuncia que está voltando?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações