Alcides Ghiggia e sua grande passagem pela Roma

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ghiggia em sua passagem pela Roma

O autor do gol do título da Copa do Mundo de 1950, no famoso Maracanaço, completaria hoje 95 anos de vida. Alcides Ghiggia, ponta, nasceu no dia 22 de dezembro de 1926 em Montevidéu, no Uruguai, e faleceu no dia 16 de julho de 2015 (no aniversário do título). O jogador teve passagens por grandes clubes na carreira, tanto no seu país nacional, atuando pelo Penarol, e pela Itália, onde jogou pela Roma e Milan.

Depois do grande jogo de sua carreira, que é conhecido até hoje, o jogador passou a ter mais reconhecimento, merecido, por seu grande futebol. E três anos depois, foi contratado pela Roma, que havia acabado de subir após sua única passagem pela segunda divisão, e precisava de um grande jogador para formar um time que pudesse brigar. Ao lado de Giacomo Losi e do brasileiro Dino da Costa, eram os melhores jogadores do elenco, e tentavam ajudar o clube no caminho das vitórias.

Ghiggia, era um ponta atual jogando na década 1950, ele se preocupava muito em recompor a linha defensiva, ajudando a equipe, mas que tinha uma habilidade fora do comum. Diferente dos atletas antigos, ele era um cara que ajudava na criação de jogadas, com muitos cruzamentos pelo lado do campo, e com isso acaba não se sobressaindo em número de gols.

Na sua primeira temporada pelo clube, o jogador não precisou de muito tempo para se adaptar, e logo caiu nas graças da torcida. Criando muitas oportunidades para o time, começava a chamar a atenção. O ponta marcou quatro gols em seu primeiro ano na Itália.

Com a boa temporada, foi chamado para jogar a Copa do Mundo de 1954, o que poderia ser algo históricos, pois ele seria o primeiro jogador de fora do Uruguai a ser convocado, mas isso não ocorreu, pois a Roma não liberou o atleta.

Nos 8 anos jogando pelo clube (1953-1961), a melhor Roma foi a de 1955, e o jogador novamente teve destaque. O clube foi terceiro lugar do Campeonato Italiano, sendo que era algo muito difícil, pois tinha que bater a trinca de Juventus, Internazionale e Milan, mas os giallorossi conseguiram brigar na parte de cima.


A partir da sua quarta temporada pelo clube, o ponta se tornou capitão e começou a ser convocado para atuar pela seleção italiana. Ghiggia já começava a viver um momento de caminhar para o final de sua carreira, e começou a ter uma liderança muito grande dentro do clube.

Já nas suas últimas temporadas no clube, Ghiggia começou a perder espaço para Alberto Orlando. Mesmo não sendo titular absoluto, o ponta ainda pode desfrutar de um grande momento na Roma. Em seu último ano de clube, o jogador ajudou o time, junto a Juan Alberto Schiaffino, a conquistar a Taça da Cidade com Feiras, precursora da Copa UEFA, e depois da Liga Europa da UEFA. Já com 35 anos, Ghiggia saiu do clube e acabou se transferindo para o Milan.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Muchas gracias por el reportaje hacia mi padre, en la ciudad de Roma se destacó tanto, que los artistas de la talla de Victorio Gassman,Gina Lolobrigida y Alberto Sordi en un restaurant famoso en Roma lograron rescatar su autógrafo. Y hay un film italiano interpretado por Alberto Sordi y Sylva Koscina titulado "Ladro Lui Ladra Lei" dónde aparece Papá corriendo por la punta derecha en un partido contra la Lazio y realiza el gol de la misma manera que lo realizó en el Maracaná. Reitero el agradecimiento por tan lindo aporte. Los saludo Lic. Arcadio Alcide Ghiggia

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações