A Lusa campeã da Copa São Paulo de 2002

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Time da Lusa campeão da Copinha em 2002

No próximo dia 2 de janeiro terá início mais uma edição da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que volta a ser disputada depois de não ocorrer em 2021 devido a pandemia do coronavírus. Uma das equipes que disputará a competição é a Portuguesa, que possuí dois títulos. O último deles foi conquistado em 2002, numa campanha que terminou num título dentro de sua casa, no Canindé. 

A Lusa tinha naquele ano um time que não possuía nenhum super destaque comentado antes da competição comentar. Ao longo dela, diversos nomes como Júnior Paulista, Rafinha, Keslen e Rafael Lotte se destacariam, mas a equipe não entrou na competição como favorita. Curiosamente, aquela foi uma geração perdida, num ano em que o grande destaque da base da equipe nos anos anteriores, o atacante Ricardo Oliveira, já estava no profissional.

A Lusa caiu no Grupo K, sediado no Guarujá e estreou com uma goleada de 8 a 0 pra cima do Mixto, em um jogo bem tranquilo. Depois, no jogo mais importante da chave, venceu o BOtafogo por 3 a 1 e terminou a primeira fase batendo a AD Guarujá por 4 a 0, ficando com a liderança e a classificação. A partir daí, começaria o mata-mata.

Nas oitavas, a equipe rubro-verde teve seu jogo mais complicado, quando enfrentou o Atlético Sorocaba e acabou vencendo nos pênaltis por 4 a 3 após empate por 1 a 1 no tempo normal. Nas quartas, veio o Flamengo, que acabou batido pelos rubro-verdes pelo placar mínimo. Nas semifinais, um jogão diante da Ponte Preta, que o time do Canindé venceu por 2 a 1 e se classificou a grande final, que aconteceria contra o Cruzeiro. 

Chegando a decisão de uma competição que era em São Paulo, a diretoria da Lusa foi esperta e procurou desde o início forçar uma decisão no Canindé, o que acabou acontecendo. O estádio ficou praticamente tomado pela torcida da Lusa, que recentemente vira seu time passar perto de conquistar o Brasileirão por duas vezes, em 1996 e na ótima campanha de 1998. Numa decisão nervosa, Kesley marcou o gol do título numa boa jogada individual, explodindo a torcida rubro-verde no Canindé. 


Como já dito, aquele foi o segundo título da Lusa, que completará 20 anos no dia 25 de janeiro de 2022. A conquista acaba sendo menos lembrada que a protagonizada pelo time de Dener e cia. Nos anos 1990,. mas ainda assim é uma das conquistas do time rubro-verde, que tentará repetir o feito em 2022. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Infelizmente paramos de revelar de fato ! E pegamos JOGADORES quase em cima da hora dispensados de outros clubes, portanto .....

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações