A ótima passagem de Francescoli pelo Cagliari

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Francescoli atuando pelo Cagliari

O uruguaio Enzo Francescoli, que chega as seis décadas nesse dia 12 de novembro, é um dos maiores jogadores que o Uruguai já produziu. Dono de uma categoria ímpar, o ídolo do River Plate viveu grandes dias nos mais diversos clubes que passou ao longo de sua carreira, sendo ídolo absoluto da torcida do River Plate. Em 1990, ele acabou contratado pelo Cagliari, para jogar na então badalada Liga Italiana.

O uruguaio veio aos Rossoblú trazido diretamente de ótimos anos vividos na França, pelo RC Paris e pelo Olympique de Marseille, onde durou uma temporada, que com ótimos números fez com que o time italiano fosse atrás dele. Na época, o time da Sardenha havia recém retornado a primeira divisão italiana e pensava em se manter na Série A italiana naquela temporada.

Francescoli foi essencial nessas ambições. Foram quatro gols em 33 jogos na sua primeira temporada, ajudando a equipe a evitar um descenso ficando uma posição acima do Lecce. Enzo era o cérebro de um time que sofreu mas conseguiu evitar a tragédia do retorno a Série B muito graças as jogadas, assistências e aos raros e importantes gols marcados pelo charrua. 

Na temporada seguinte, já mais adaptado, esteve ainda melhor. Marcou dois gols logo na abertura da Série A, em jogo diante do fortíssimo time da Sampdoria, que era o atual campeão nacional. Foram seis gols em 34 jogos, que ajudaram os Sardi a escaparem com mais tranquilidade do descenso, ficando duas posições acima da zona do inferno com uma ótima vantagem de sete pontos, numa época que a vitória valia dois pontos. Foram seis gols em 33 jogos.


Viveu junto ao Cagliari um dos melhores momentos da história do clube na temporada 1992/1993. Com um bom desempenho, o time fez 37 pontos ao longo da Série A, vencendo 14 jogos e sofrendo apenas 33 gols, números que colocaram a equipe como a segunda melhor defesa da competição. O uruguaio cresceu principalmente nos momentos mais decisivos da temporada, marcando cinco dos seus sete gols nas últimas partidas, garantindo a vaga da equipe na Liga Europa. 

Ao fim da temporada 1992/1993, acabou negociado com o Torino, Com 17 gols em 100 jogos pelos Rossoblú, ficou marcado e respeitado na história da instituição. Jogaria ao longo do final de sua carreira profissional por Torino e novamente pelo River Plate, onde seria protagonista já experiente na campanha do título da Libertadores de 1986, antes de pendurar as chuteiras, em 1998.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações