A boa passagem de Robson Ponte pelo Bayer Leverkusen

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Robson Ponte jogando pelo Bayer

De bom começo no Juventus e boa passagem no Guarani, o meio-campista Robson Ponte, que completa 45 anos neste dia 6 de novembro, foi dentro das quatro linhas um bom jogador do seu setor. Seu futebol, apesar de nunca ter o garantido alguma passagem na Seleção Brasileira, foi bom o suficiente para chamar atenção do Bayer Leverkusen, por onde teve boa passagem no início dos anos 2000.

Ele foi contratado pelo Bayer no ano de 1999, sendo trazido direto do Guarani para o futebol alemão. Havia chamado atenção dos alemães ao marcar três gols e dar uma assistência numa vitória do Guarani sobre o próprio Leverkusen naquele ano em um amistoso. Foi o suficiente para que os alemães o contratassem, vencendo inclusive a concorrência do Real Madrid. 

Foi parte crucial do time de Leverkusen que bateu na trave pela conquista do título do campeonato alemão, perdendo o troféu para o Bayern de Munique nos critérios de desempate. Já em sua primeira temporada pelo clube, fez 29 jogos e acabou marcando dois gols. Um meia atacante de drible e velocidade no Guarani, acabou se adaptando a jogar mais atrás pelo time alemão, sendo muito mais utilizado no meio de campo. 

Na temporada seguinte, perdeu a parte final dela e acabou perdendo espaço na equipe. Foram 17 jogos naquele biênio e um único gol marcado. Dessa vez, o Bayer Leverkusen acabou terminando a Bundesliga na quarta colocação e Robson acabou negociado por empréstimo ao fim da temporada com o Wolfsburg, onde permaneceria por duas temporadas. 

Retornou a Leverkusen na temporada 2003/2004, onde mais uma vez foi presença mais constante na equipe. Viveu uma de suas melhores temporadas em relação a marcação de gols, quando foi quatro vezes as redes ao longo dos campeonatos. Perdeu parte dos jogos devido a uma lesão, mas terminou o biênio com 22 jogos e quatro gols, ajudando a equipe a terminar o campeonato na terceira colocação, atrás de Bayern e do surpreendente porém inquestionável campeão Werder Bremen, que tinha o brasileiro Aílton como destaque.


Sua última temporada pelo clube foi a de 2004/2005, onde atuou mais, porém não conseguiu ajudar o Leverkusen a ir longe em nenhuma competição. A geração de ouro dos anos anteriores parecia perder força e isso causou um desempenho apenas mediano, com um sexto lugar na Bundesliga. Acabou negociado ao fim da temporada com o Urawa Red Diamonds, encerrando sua trajetória no futebol alemão. 

No total, fez 101 jogos e 10 gols pelo Bayer ao longo de quatro temporadas. Deixou o clube rumo ao Japão, onde faria bons anos no Urawa Red Diamonds. Depois de se aposentar, trabalhou em cargos diretivos, destacando-se sua passagem pela vice-presidência do Portimonense.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações