A passagem de Diego Aguirre pelo Colorado

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Diego Aguirre, pelo Internacional, enfrentando o Peñarol

Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro de 2021, Diego Vicente Aguirre Camblor, popularmente conhecido apenas como Diego Aguirre, está completando 56 anos de idade. Por isso, no O Curioso do Futebol de hoje, vamos relembrar a passagem do atual técnico de futebol do Internacional pelo time gaúcho entre 1988 e 1989, mas como jogador.

Revelado no Liverpool do Uruguai, e com passagens por clubes como Peñarol, Fiorentina e Olympiakos, Aguirre chegou a Porto Alegre e assinou com o Internacional em 1989. Desde de que chegou, se tornou reserva imediato Nílson, que era o centroavante titular do Colorado. Mesmo não tendo o privilégio de começar entre os 11 iniciais, o atacante uruguaio não tinha o costume de reclamar da sua condição dentro do elenco comandado por Abel. Inclusive, sempre que aparecia uma oportunidade de jogar, Diego mostrava muita disposição e garra quando entrava em campo.

No campeonato estadual, o Clube do Povo foi derrotado pelo Grêmio na decisão e foi vice-campeão gaúcho. Pelo Brasileirão de 1988, o Internacional conseguiu fazer uma excelente e chegou a ir até a final do campeonato nacional. Aguirre foi um jogador crucial para a equipe alvirrubra no confronto diante do Bahia, mas acabou não sendo o suficiente, já que seu time acabara sendo mais uma vez vice-campeã na temporada. Só que desta vez, para o Bahia.

Grenal do Século - No embate entre Grêmio e Internacional pelas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1988, Aguirre substituiu Leomir no Gre-Nal do Século. Naquela oportunidade, o Colorado acabou perdendo o seu lateral Casemiro que foi expulso durante a partida. Abel Braga, treinador do time alvirrubro na época, não quis saber de recuar e colocou Diego em campo, com o objetivo de colocar o time para frente mesmo em desvantagem numérica. O Inter venceu o Imortal Tricolor por 2 a 1 de virada e avançou para a final

Em seu último ano no Inter, Aguirre se tornaria mais uma vez, peça importante para o Clube do Povo. No ano de 1989, a equipe de Porto Alegre bateu mais uma vez na trave e perdeu mais uma final de campeonato estadual para o maior rival. No Campeonato Brasileiro, o Internacional passou da primeira fase mas não conseguiu avançar para a grande decisão. Mas por outro lado, o Celeiro de Ases chegou até as semifinais da Libertadores muito por conta de boas atuações do atacante uruguaio contra um de seus ex-times, Peñarol. Foi o artilheiro do time na competição continental ao marcar 5 gols.


Ao todo, defendeu as cores do Internacional em 16 partidas e marcou 6 gols em toda a sua passagem. Se despediu do clube de Porto Alegre em 1990.

Após defender as cores do time do Rio Grande do Sul de 1988 a 1989, Diego Aguirre ainda passou por clubes como São Paulo, Portuguesa, retornou ao Peñarol, Marbella da Espanha, Danubio do Uruguai, Ourense da Espanha, Deportivo de El Salvador, Deportes Temuco do Chile, River Plate e Rentistas também do Uruguai. Depois que encerrou sua carreira como jogador de futebol profissional, se tornou treinador e em 2015 comandou o Internacional. Atualmente vive sua segunda passagem com técnico pelo Clube do Povo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações