O início de Fábio Cannavaro no Napoli

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fábio Cannavaro começou no Napoli

O futebol italiano teve ao longo da maior parte de sua história a fama de suas defesas intransponíveis e bem armadas. Hoje, a Azzurra se dista de um jogo defensivo, mas construiu sua história jogando assim e portanto formou muitos zagueiros ao longo de sua trajetória. Neste dia 13, um dos maiores nomes da história do "zagueirismo" italiano completa 48 anos, o grande Fábio Cannavaro, melhor jogador do mundo em 2006, que iniciou sua trajetória no Napoli.

Fábio começou sua trajetória nos juniores dos Partenopei com apenas 15 anos, inicialmente como meia, depois passado para a zaga. Chamou atenção num treino onde teve uma disputa forte com Maradona, estrela do time, virando quase um protegido do argentino, que lhe presenteou com as chuteiras e o encorajou a seguir jogando naquele estilo. Nascido na cidade, Fábio era torcedor do clube e aguardava ansiosamente o dia em que poderia estrear profissionalmente.  

Foi promovido no início da temporada 1992/1993 e fez finalmente sua estreia em um jogo da Copa Italia diante do Modena, numa partida que terminou com vitória dos Azzurri por 3 a 0, com dois gols do brasileiro Careca. Ainda atuaria naquela temporada em uma derrota para a Juventus na Série A por 4 a 3 e em um empate contra o Parma. Além do brasileiro careca, o Napoli tinha em seu elenco nomes como Zola e Ferrara. 

A partir da temporada 1993/1994, virou titular dos Partenopei, ganhando espaço e passando a atuar mais regularmente. Rapidamente virou uma sensação no país devido ao seu bom futebol, que ajudava o Napoli a se manter na parte de cima da tabela, já que a equipe terminou a temporada na sexta colocação. Seu bom desempenho começava a chamar atenção de outras potências da Série A, principalmente do trio de gigantes Milan, Inter e Juventus.


Na temporada 1994/1995 marcou seu único gol pelo Napoli, no finalzinho de um jogo diante do Milan que terminou empatado por 1 a 1 no San Siro. Acabou sendo negociado ao fim daquela temporada com o Parma, que contava na época com muito dinheiro vindo da Parmalat. Foram 68 partidas e um gol marcado a serviço dos Azzurri, ao longo dos três anos em que atuou profissionalmente pelo clube. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações