A gigantesca passagem de Iván Córdoba pela Internazionale

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Córdoba comemorando gol pela Inter

O nome Internazionale, literalmente traduzido para Internacional, não dá nome à Inter de Milão à toa. O clube azul e preto da capital mundial da moda tem ao longo de sua história diversos nomes estrangeiros que ajudaram a construir os alicerces para a grandeza interista. Entre estes vários nomes está o zagueiro Iván Córdoba, que completa 46 anos neste dia 11 e é um dos grandes ídolos da Beneamata nas últimas décadas.

Córdoba chegou à Milão em 2000, trazido direto do San Lorenzo, da Argentina, por onde foi comprado pelos Nerazzurri por 16 milhões de euros, um valor altíssimo para a época. Ele recusou uma oferta do Real Madrid na época e optou por jogar pela Internazionale. Naquele período, o Campeonato Italiano ainda era o principal torneio de futebol do planeta, fazendo com que ninguém pensasse duas vezes antes de ir jogar na Bota.

O colombiano caiu rapidamente nas graças do treinador interista e se tornou titular da equipe, passando a fazer parte da retarguada nerazzurri. Era titular absoluto da equipe na triste perda do título italiano em 2002, quando a Inter chegou a última rodada dependendo só de si para sair campeã e acabou derrotada pela Lazio, em Roma, deixando a chance de ganhar o Scudetto pelo caminho. 

Córdoba viveu todo o martírio interista nos anos 2000 e era titular absoluto da equipe quando o Calciopoli alçou a Beneamata ao topo novamente. A partir da temporada 2007/2008, depois de oito anos no clube, perdeu algum espaço devido a uma lesão séria no joelho ocorrida no jogo contra o Manchester United pela Liga dos Campeões. No período, viu Samuel e Burdisso ascenderem na equipe títular, mas sempre teve chances e ganhou minutos. 

Ainda que jogasse menos, fazia parte do elenco e entrava bastante quando a Inter conquistou o triplete na temporada 2009/2010. Permaneceu no clube até a temporada 2011/2012, quando pendurou as chuteiras sendo festejado com justiça pelo torcedor interista. Córdoba é até hoje respeitado como um dos grandes ídolos da Inter, posto que ocupa com justiça.


No total, em 12 anos vestindo azul e preto, foram 455 jogos e 18 gols, números que o colocam como o 10º atleta que mais atuou pela Inter. Conquistou cinco títulos italianos, quatro Copas da Itália, quatro Supercopas da Itália, uma Liga dos Campeões e um Mundial Interclubes ao longo desse tempo. Hoje, trabalho como diretor esportivo do Venezia. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações