A Inglaterra terá de quebrar um tabu para ser campeã - O histórico entre italianos e ingleses

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Itália e Inglaterra já jogaram algumas vezes entre amistosos e jogos oficiais

A decisão da Eurocopa está definida. A Inglaterra, tradicional seleção, porém possuidora de apenas um único troféu ao longo de sua história, enfrentará a Itália, uma das maiores forças do futebol, mas que também só tem um título continental, porém outros quatro da Copa do Mundo. Não será a primeira vez em que ingleses e italianos farão um duelo nem pela Euro e nem por uma competição oficial da UEFA ou da FIFA. Há um histórico grande de jogos, entre amistosos e jogos competitivos. A Inglaterra terá de quebrar um tabu se quiser sair com o título inédito, já que nunca venceu em jogos por Copa do Mundo ou Eurocopa.

O primeiro confronto entre os dois por uma competição com chancela continental ou mundial veio na Copa do Mundo de 1990. Naquela ocasião, Inglaterra e Itália decidiram o terceiro lugar num San Nicola tomado pela torcida italiana, em Bari. Numa situação contrária a atual, com a desvantagem de jogar como visitante basicamente, a Inglaterra perdeu por 2 a 1, com Baggio botando os italianos na frente, Platt empatando e o folclórico Schilacci fazendo de pênalti o gol da vitória italiana. Aquela geração dos Three Lions era uma das que deu esperanças ao torcedor de um título, mas ficou pelo caminho para a Alemanha.

Os outros confrontos por competições oficiais são relativamente recentes e próximos. Em 2012, naquela edição da Eurocopa, a Itália eliminou a Inglaterra nos pênaltis, após um 0 a 0 nas quartas de final, em Kiev. Os italianos partiriam para um vice-campeonato da Eurocopa, enquanto os ingleses ficavam mais uma vez decepcionados e pelo caminho. Daquele time, apenas Henderson figura na seleção atual, apesar de Milner e Chamberlain seguirem em atividade e serem inclusive companheiros do remanescente no Liverpool.

Dois anos depois, Uruguai, Inglaterra e Itália estavam na mesma chave da "Copa das Copas", no Brasil e os europeus abriram a competição com um confronto direto em Manaus. Mais uma vez, o triunfo foi italiano, com uma vitória de 2 a 1, gols de Marchisio, Sturridge, empatando o jogo e Balotelli dando números finais. Ambas as equipes acabariam eliminadas, numa chave que premiou a Costa Rica com um primeiro lugar. A equipe da América Central avançaria até as quartas de final naquela edição, enquanto o Uruguai cairia nas oitavas. Italianos e ingleses voltaram para casa mais cedo.


No geral, a primeira partida entre ingleses e italianos foi um amistoso com uma vitória do English Team dentro de Roma, em 1961, por 3 a 2. Os dois primeiros confrontos oficiais foram pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1978, quando no mesmo grupo, cada um venceu em sua casa por 2 a 0, mas a Azzurra acabou classificada, deixando os Three Lions fora da Copa. As duas equipes voltaram a se enfrentar nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998, com uma vitória italiana fora de casa por 1 a 0 e um empate em zero a zero na volta na Bota. Ambas estariam na França algum tempo depois.

Por fim, o último confronto entre italianos e ingleses havia acontecido em 2018, num amistoso que terminou empatado por 1 a 1. No total, já aconteceram 27 jogos entre as duas, com 8 vitórias dos inventores do futebol, nove empates e 10 vitórias da Azzurra. No domingo, este placar pode ser igualado ou a Itália pode com requintes de crueldade dilacerar o sonho inglês. O jogo ocorre as 16 horas e terá transmissão da Sportv e da Globo para o Brasil. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações