A Espanha campeã olímpica em Barcelona 1992

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Pep Guardiola sobe no meio dos poloneses: campeão olímpico em 1992

Nesta quinta-feira, dia 22, começou o Torneio Olímpico de Futebol Masculino dos Jogos de Tóquio e a Espanha, que é considerada uma das favoritas à medalha de ouro, ficou no empate com o Egito. A única vez em que a Fúria subiu no lugar mais alto do pódio na modalidade foi em Barcelona, 1992. Com nomes como Guardiola e Luis Enrique, o time da casa bateu a Polônia na decisão em um 8 de agosto daquele ano, fazendo a festa do torcedor espanhol.

Após passar da primeira fase com 100% de aproveitamento, bater a Itália nas quartas de final e Gana nas semifinais, a Fúria foi para a final em busca da sua primeira medalha de ouro. Do outro lado, tinha a Polônia, que também vinha invicta mas não tinha o mesmo desempenho em números dos espanhóis, passou pelo Qatar nas quartas de final e goleou a Austrália nas semifinais, ia em busca da sua segunda conquista no futebol olímpico masculino. A equipe espanhola titular contava com: Toni; López, Solozábal, Abelardo, Lasa; Ferrer, Guardiola, Luis Enrique, Berges; Alfonso e Kiko.

O jogo - Para assistir a decisão, 95 mil pessoas, dentre todas o Rei Juan Carlos, foram ao estádio Camp Nou, em Barcelona. já acostumados com o peso de uma decisão olímpica, Wojciech Kowalczyk colocou a seleção polonesa na frente do marcador aos 44 minutos do primeiro tempo. Os espanhóis, que não haviam sido vazados em toda a sua trajetória até a final, só conseguiram chegar ao empate na marca dos 20 minutos, com gol de Abelardo, pouco tempo depois da chegada atrasada do Rei e da sua família ao palco da final.

Pouco tempo depois, os anfitriões chegaram a virada com gol marcado por Kiko na marca dos 27 minutos de jogo no segundo tempo. Mesmo tendo a maioria da torcida ao seu favor, a Espanha sofreria outro tento da Polônia que minutos depois de tomar a frente do placar. Desta vez, marcado por Staniek, que só havia feito um gol desde a fase de grupos.


Com a partida se encaminhando para a prorrogação, Kiko aproveitou bola rebote do goleiro polonês e empurrou a bola para o fundo das redes, colocando a seleção espanhola novamente na frente do marcador nos últimos segundos que ainda restavam de bola rolando no tempo normal. Após o apito final, a Espanha entrou em clima de festa total por conta da conquista tão esperada pelo povo. Naquele momento, a Fúria conquistaria o primeiro ouro olímpico no futebol masculino.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações